Atualizada em 12/05/2025 14:47
Em uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e a Secretaria de Administração (Sead), o governo do Acre iniciou o curso de boas práticas no atendimento ao turista em espaços culturais, nesta segunda-feira, 12, no Departamento de Capacitação do Servidor (Decap). O curso é ofertado para servidores de espaços culturais do estado, principalmente de Rio Branco, onde o curso é sediado.
Com duração de uma semana, o curso tem como objetivo capacitar os servidores que atuam em espaços culturais, com participação de servidores municipais de Rio Branco, pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Tecnologia (SDTI).
O coordenador do Centro Cultural Dona Neném Sombra, da FGB, Bismarck Moura, conta que a expectativa para o curso é a melhor: “Eu creio que vai nos dar uma orientação sobre como encaminhar o turista para as melhores explicações possíveis ou até mesmo direcionar para outro ponto turístico, pois talvez o que ele queira conhecer não faz parte do meu atrativo, mas talvez em outro”.
O titular da Sete, Marcelo Messias, explica que o curso é realizado em parceria com a Sead e agradece o apoio do governo do Estado ao turismo no Acre. “Tenho certeza que vai ser um curso muito bacana e positivo para o nosso turismo e para o turista. Nós sabemos que na capital o turismo mais forte é o cultural, onde as pessoas procuram esses espaços como museus e a Casa do Artesanato Acreano, então nada melhor do que a gente saber receber esse turista e mostrar cada espaço e a história dele, para que o turista saia satisfeito e queira retornar. Estamos felizes em poder proporcionar para os visitantes a capacitação para melhoria do atendimento”, destaca.

Além da parte teórica, o curso também conta com uma aula prática, que acontecerá na sexta-feira, 16. Segundo o diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, a capacitação possibilita ao funcionário aprender de que maneira deve receber o turista e como informá-lo durante visitas aos equipamentos turísticos de Rio Branco.
“A Sete submeteu uma proposta de curso para que a Sead autorizasse o Turismo a oferecer esse curso para as equipes que trabalham no atendimento dentro dos espaços culturais. Nós mobilizamos instituições como Fundação de Cultura Elias Mansour, FGB e SDTI para que encaminhassem seus servidores. Nós colocamos à disposição duas profissionais para fazer a capacitação”, destacou Jackson Viana.
[Agência de Notícias do Acre]