24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilEconomiaGeral

Governo Federal já devolveu R$ 1,29 bilhão a aposentados e pensionistas

O Governo Federal já devolveu R$1,29 bilhão a aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos indevidos em seus benefícios. Desde o início dos pagamentos, em 24 de julho, mais de 2,3 milhões de pessoas aderiram ao acordo de ressarcimento, o que corresponde a cerca de sete em cada dez beneficiários que estão aptos a receber.

Até a próxima segunda-feira (15), 99% dos que já assinaram o acordo terão recebido o dinheiro de volta, já que os pagamentos são feitos em  até três dias úteis após a adesão. Os valores são pagos de forma integral, com correção pela inflação (IPCA), diretamente na conta onde o aposentado recebe o benefício.

O prazo segue aberto para quem ainda não fez a adesão. O procedimento é gratuito, simples e não exige envio de documentos. “Esse é um compromisso de respeito com quem dedicou a vida inteira ao trabalho. O dinheiro de cada aposentado e pensionista voltará para sua conta com segurança, agilidade e transparência”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

Quem pode aderir?

  • Quem contestou descontos e não recebeu resposta da entidade em até 15 dias úteis;
  • Quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025;
  • Quem tem processo na Justiça, desde que ainda não tenha recebido os valores (nesse caso, é preciso desistir da ação).

O INSS pagará 5% de honorários advocatícios em ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.

Como funciona o processo de adesão?

  1. Contestar o desconto indevido– É o primeiro passo. A contestação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios.

Aguardar resposta da entidade – Prazo de até 15 dias úteis.

Sem resposta da entidade? Opção liberada – O sistema libera para adesão ao acordo.

Aderir ao acordo – Pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas Agências dos Correios.

→ No aplicativo Meu INSS : acesse com CPF e senha, vá em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”, role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.

Importante: Não é possível aderir ao acordo pela Central 135.

Prazo

A contestação de descontos pode ser feita até, no mínimo, 14 de novembro de 2025 , e a adesão ao acordo continuará disponível mesmo depois dessa data.

Atenção: não caia em golpes!

  • O INSSnão envia links, SMS ou mensagens pedindo dados pessoais;
  • Não cobra taxas nem solicita intermediários ;
  • Toda a comunicação é feita apenas pelos canais oficiais: aplicativoMeu INSS , site gov.br/inss , Central 135 e agências dos Correios .

[AGÊNCIA GOV]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco cria comissão para implantar Central de Triagem de Resíduos

Kevin Souza

Gabarito preliminar do concurso do TCE do Acre foi publicado

Raimundo Souza

Bets não autorizadas serão suspensas nesta terça

Jamile Romano

Procuradoria-Geral do Acre realiza abertura oficial de núcleo regional em Brasília

Raimundo Souza

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre empossa 11 novos membros e expande atuação no estado

Raimundo Souza