23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo entrega kits de higiene e vestuário social para pessoas em situação de rua

Publicado em 20/08/2025

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta terça-feira, 19, a entrega de kits de higiene e vestuário social para pessoas em situação de rua, na Praça Povos da Floresta, em Rio Branco.

Evento reuniu pessoas em situação de rua e poder público. Foto: Ítalo Sousa/Sejusp

A data 19 de agosto é lembrada em referência ao “Massacre da Sé”, que aconteceu em 2004, onde 7 pessoas foram assassinadas e 8 ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista.

A participação do governo do Estado nesta data reforça o compromisso com a comunidade, destacando a importância de ouvir suas reivindicações e trabalhar, em conjunto, pela melhoria das condições de vida. O objetivo é atender às demandas da população de forma alinhada às responsabilidades estaduais, oferecendo assistência e garantindo itens essenciais para a manutenção da dignidade no dia a dia.

Comunidade teve um momento de bem-estar e diálogo. Foto: Yasmin Sá/SEASDH

A chefe da Divisão de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua da SEASDH, Auricélia da Silva Souza, destacou que esse apoio da pasta garante o atendimento das necessidades básicas nesse momento. “Esse dia é símbolo de luta e resistência, um grito de socorro por dignidade. E o Estado vem reafirmar seu compromisso com os direitos humanos, garantindo o mínimo necessário. Esse kit, simples que seja, é uma forma de respeito e de reafirmar que vocês têm direitos”, disse.

A SEASDH levou 200 kits de higiene e vestuário social para homens e mulheres, garantindo dignidade e bem-estar. Em abril, 657 pessoas foram registradas nessas condições no estado. Já no Cadastro Único, constam 430 pessoas em situação de rua.

Maria agradeceu apoio. Foto: Carolina Torres/Secom

Beneficiária e participante da ação, Maria Lisboa dos Santos agradeceu o apoio do governo: “Está muito legal, super legal. A gente gostaria que muitas coisas mudassem para nós, porque precisamos muito. Vocês [Estado] estão de parabéns por estarem aqui conosco”, disse.

A defensora pública Flávia Nascimento colocou o órgão à disposição da população em situação de rua: “Quem precisar de qualquer acesso à justiça em razão de violações de direitos, seja em relação à moradia ou a qualquer outro benefício social, pode procurar a Defensoria Pública. Eu estou lá todas as manhãs e atendo os senhores e as senhoras. Quando eu não puder atender pessoalmente, há sempre alguém no atendimento”, informou.

Marcos Antônio Castro de Freitas e Josemir Alves participaram da ação. Foto: Carolina Torres/Secom

O evento foi realizado pelo Movimento Nacional e pelo Movimento Acreano da População em Situação de Rua (MNPR e Mapsir) e contou com a participação de órgãos estaduais como as secretarias de Saúde (Sesacre) e de Segurança (Sejusp), além da Secretaria Municipal de Saúde, da Defensoria Pública do Estado do Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e de outros parceiros.

O promotor de Direitos Humanos, Thalles Ferreira, falou sobre iniciativas voltadas à população, como o programa Dignidade Menstrual, o Cadastro Único e outros recursos que podem ajudar a comunidade. “Quem está inscrito no CadÚnico pode retirar gratuitamente absorventes nas farmácias conveniadas. Esse é um direito garantido. Meu papel é fiscalizar esse programa, mas também precisamos dar mais publicidade e informação, porque muitas mulheres ainda não sabem que têm esse direito. É fundamental que todas se cadastrem no Cras para terem acesso aos benefícios sociais”, frisou.

Já o coordenador-geral do Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua (Mapsir), Rudson Nunes, falou sobre a importância dessa iniciativa como símbolo de resistência. “A data de hoje lembra a importância da garantia de direitos, da dignidade, que não pode ser privilégio de poucos. Precisamos de representantes comprometidos. E precisamos de pessoas dispostas a serem líderes dentro do movimento. A luta continua, e agradecemos cada passo e apoio nessa caminhada”, destacou.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo chega a acordo e famílias acampadas na Aleac receberão um ano de aluguel social

Raimundo Souza

Projeto ‘Nossa Energia’ troca lâmpadas de famílias de baixa renda em Rio Branco, nos próximos dias

Jamile Romano

Bocalom e Gladson se reúnem para discutir sobre obras estruturantes na capital

Marcio Nunes

IR 2025: veja quais são os documentos necessários e como evitar erros

Raimundo Souza

Filé, pistache e salmão: Jarude expõe cardápio em que Casa Civil pode gastar mais de meio milhão de reais

Jamile Romano

Educação realiza formação para alfabetizadores populares do programa Alfabetiza Acre/EJA

Jamile Romano