25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo e Prefeitura finalizam limpeza do Rio Acre retirando 600 toneladas de entulhos e 800 pneus

Publicado em 07/10/2024

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, concluiu no sábado, 7, a operação de limpeza do Rio Acre, que retirou mais de 600 toneladas de entulhos e 800 pneus.

Iniciada em 24 de setembro, a ação mobilizou uma equipe de dez trabalhadores e equipamentos como caçambas, escavadeira e barco de apoio. Em alguns casos, foi necessário que os trabalhadores mergulhassem para retirar materiais submersos.

“A limpeza do Rio Acre demonstra nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população. Foi um trabalho árduo, mas necessário, e nossos trabalhadores mostraram grande dedicação para garantir esse resultado”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

A operação fez parte da campanha Limpa Rio Acre: Salvando Nossas Águas, que visou remover mais de 200 toneladas de lixo das margens, começando no bairro Base e seguindo até a Quarta Ponte, passando por locais como a Gameleira e o Mercado Elias Mansour.

A iniciativa buscou conscientizar a população sobre a importância de manter o rio limpo e evitar problemas durante as cheias, além de preservar o abastecimento de água e a vida aquática.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito de Rio Branco garante, em Brasília, recursos para construção do Parque da Criança e obras de infraestrutra na cidade

Jamile Romano

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, à “Operação Semana Zero”, que marca o início das ações estratégicas de abastecimento emergencial de água potável nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, esta é a primeira fase da chamada “Operação Estiagem”, que ocorre anualmente durante o período mais crítico de seca no município – entre julho e dezembro. “A Semana Zero funciona como uma fase de testes e ajustes. Durante esta semana inicial, abastecemos as comunidades e identificamos os pontos de melhoria. Assim, nas visitas seguintes, conseguimos atender com mais precisão e eficiência”, explicou. O objetivo da operação é minimizar os impactos da estiagem e evitar o consumo de água imprópria, prevenindo o surgimento de doenças. A ação segue orientação direta do prefeito Tião Bocalom, que determinou o início antecipado da operação este ano, tendo em vista o agravamento da seca no trimestre julho-setembro. A Defesa Civil atenderá aproximadamente 42 comunidades rurais que não possuem acesso à rede regular de abastecimento. Segundo Falcão, o trabalho atinge entre 5 a 6 mil famílias, o que representa um total de 25 a 30 mil pessoas diretamente beneficiadas. “Ampliamos significativamente a abrangência da operação desde 2018. No início da primeira gestão do prefeito Bocalom, o número de comunidades atendidas era bem menor. Hoje conseguimos atender muito mais localidades e com mais frequência, graças ao comprometimento da atual gestão”, destacou o coordenador. Líder comunitário do bairro Jardim Panorama, Armando Santos reconheceu a importância da ação. “Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é essencial. A água é uma necessidade básica e o apoio da Defesa Civil tem feito a diferença na vida da nossa comunidade”, afirmou. A operação segue até meados de dezembro, garantindo o abastecimento contínuo e a segurança hídrica das famílias durante todo o período de estiagem.

Jamile Romano

Acre é destaque nacional com menor tempo para abertura de empresas em maio

Jamile Romano

Ieptec lança processo seletivo para contratação de profissionais docentes

Jamile Romano

Sejusp desenvolve ferramenta tecnológica que facilita acesso as informações da segurança pública

Marcio Nunes

Estuprador cruzeirense que abusou de duas enteadas é preso no Pará, após trabalho integrado da Polícia Civil de três estados

Jamile Romano