23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo e Prefeitura de Rio Branco se reúnem com representantes de famílias acampadas na Aleac para buscar soluções

Publicado em 13/12/2024

O governo do Acre, por meio do chefe de gabinete da vice-governadora Mailza Assis, Henrique Afonso; do secretário de Governo, Luiz Calixto; e de membros da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), assim como gestores da Prefeitura de Rio Branco, receberam nesta quinta-feira, 12, representantes das famílias acampadas no hall da Assembleia Legislativa (Aleac), na capital.

Durante o encontro, foram abordadas diversas estratégias emergenciais, com o objetivo de enfrentar a situação. Uma das principais pautas foi o levantamento de dados, permitindo melhor compreensão das necessidades e condições dos envolvidos. Essa coleta de informações é fundamental para identificar as principais demandas e estruturar um auxílio imediato e eficaz.

Além disso, discutiu-se a importância de estabelecer possibilidades de suporte que possam minimizar os impactos enfrentados por essas pessoas. A colaboração entre as diferentes partes envolvidas foi ressaltada como essencial para garantir que as ações sejam coordenadas e atendam às necessidades mais urgentes.

O secretário Luiz Calixto ressaltou a importância do diálogo. “Estamos cientes das dificuldades que as famílias acampadas enfrentam e queremos garantir que estamos trabalhando para oferecer soluções. A empatia do governo em relação a essa situação é fundamental e estamos apurando as famílias que realmente precisam”, declarou.

Henrique Afonso enfatizou que a SEASDH está integrando as informações coletadas com a Prefeitura. “Com base nesse levantamento, será possível identificar quem se enquadra nos critérios para o aluguel social, que é a principal reivindicação das famílias. Assim, o governo poderá se posicionar e negociar diretamente com as lideranças do movimento”.

O encontro representou um passo significativo na busca por soluções que ofereçam dignidade e apoio aos acampados, reafirmando o compromisso do governo em promover um ambiente mais justo e solidário.

Por parte das SEASDH, também estiveram presentes na reunião a secretária adjunta Amanda Vasconcelos e o diretor de Assistência Social, Hilquias Almeida. Por parte do Município, o secretário de Direitos Humanos Wellington Chagas e a diretora de Direitos Humanos, Rila Freze.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Segurança Pública realiza voo de monitoramento em áreas alagadas

Marcio Nunes

A menos de 2 metros da cota de alerta, nível do Rio Acre quase dobra em fevereiro

Jamile Romano

Deracre registra mais de mil voos em setembro e fortalece a aviação no Acre

Raimundo Souza

Sistema prisional acreano tem 13,9% a mais de inscritos no Encceja PLL em 2025 que no ano anterior

Jamile Romano

Governo do Acre realiza 2º Meetup com empreendedores de startups do ecossistema de inovação

Raimundo Souza

Sema e Imac levam ações educativas a estudantes de escola na APA do Lago do Amapá

Marcio Nunes