28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Estado lança campanha Limpa Rio Acre: Salvando Nossas Águas

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, lançou nesta terça-feira, 24, a campanha Limpa Rio Acre: Salvando Nossas Águas.

Aproveitando o período de seca do Rio Acre, foi dado início a uma grande operação de limpeza nas margens do rio, com a meta de retirar mais de 200 toneladas de lixo. A ação começa no bairro Base e se estenderá até a Quarta Ponte, passando por áreas como Gameleira e o Mercado Elias Mansour.

“Nossa atuação é constante, seja durante as cheias ou em períodos de seca, quando o nível do rio está abaixo dos dois metros. Estamos lidando com uma grande quantidade de entulho, como pneus, geladeiras e lixo doméstico”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

O mutirão envolve a coleta de garrafas PET, balseiros, madeiras e outros materiais acumulados no leito do rio. A operação deve durar cerca de 15 dias e visa melhorar as condições do trecho entre o bairro Base e a Cadeia Velha.

O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, enfatizou que a ação vai além da limpeza. “Buscamos conscientizar a população sobre a importância de não descartar lixo, especialmente em áreas de mananciais”, afirmou.

O gestor reforçou a necessidade de colaboração da população no descarte adequado de resíduos. “Queremos sensibilizar a sociedade para a questão ambiental. O descarte irregular afeta a fauna e a flora locais e contribui para a poluição dos oceanos, gerando consequências graves para o meio ambiente”, explicou.A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, destacou que essa é mais uma ação do governo em resposta à seca extrema enfrentada pelo estado. “A limpeza do Rio Acre em nossa capital é uma forma de mitigar os impactos da seca. Essa ação, em parceria com diversos órgãos, é vital para a preservação ambiental, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável”, disse.

A secretária adjunta da Sema, Renata Souza, ressaltou a importância da sensibilização da população. “A participação da comunidade é fundamental para manter nossos recursos hídricos preservados. Nossas equipes de educação ambiental atuam em municípios ao longo do ano, promovendo essa conscientização”, relatou.A iniciativa reafirma o compromisso do governo em preservar o Rio Acre e garantir melhores condições ambientais para todos.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estudantes da Escola Diogo Feijó lançam livro de contos de suspense e mistério

Raimundo Souza

Defesa das prerrogativas dos advogados vira lei

Marcio Nunes

Polícia Penal realiza operação integrada com forças de segurança em presídio de Senador Guiomard

Marcio Nunes

Federação de Judô do Estado Acre: Convocação!

Raimundo Souza

Governo e parceiros avançam com planejamento da Expoacre Juruá

Marcio Nunes

A Voz da Aldeia chega ao Juruá e dá visibilidade à cultura Puyanawa

Marcio Nunes