27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre recebe primeira remessa da vacina contra Dengue e inicia distribuição aos municípios

Publicado em 13/02/2024 01:02

A Saúde do Acre recebeu nesta terça-feira, 13, o primeiro lote da vacina Qdenga, que atua contra a dengue. Com a chegada das primeiras vacinas, a distribuição aos municípios já começou e, no dia 16 de fevereiro, os primeiros adolescentes – de 10 e 11 anos – poderão ser imunizados contra a doença.

A expectativa é vacinar, inicialmente, 17.810 jovens nessa faixa etária do público-alvo em 11 municípios, sendo eles: Rio Branco, Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Manoel Urbano e também Jordão.

Conforme a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a faixa etária deve avançar progressivamente a medida que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante e, consequentemente, repassados ao Estado pelo Ministério da Saúde. Além da limitação de doses, a escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos.

“A vacina contra a dengue é um grande avanço diante do aumento de casos no Brasil inteiro e nós estamos muito felizes em poder começar a imunizar os nossos adolescentes contra essa doença que é endêmica na região amazônica. Então, eu peço para os pais levarem seus filhos para se vacinar, mas também convoco toda a população a fazer sua parte nessa luta contra o mosquito da dengue, não deixando água parada em qualquer recipiente que ele possa se proliferar”, ressaltou o governador do Acre, Gladson Cameli.

(Agência de Notícias do Acre)

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realiza mutirão de combate à dengue no Conjunto Universitário

Jamile Romano

Após um mês de internação, Beatriz Velloso recebe alta de hospital em São Paulo

Jamile Romano

Estudante do AC que tirou 980 na redação do Enem 2023 estudava quase 10h por dia e reduziu uso de redes sociais

Jamile Romano

Energisa na Comunidade ocorre nesta terça-feira, 28 no Centro de Rio Branco

O Rio Branco

Comunidade do João Eduardo I recebe atendimento itinerante da Defensoria

Marcio Nunes

Estado abre inscrições para o campeonato feminino de futsal

Jamile Romano