23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre leva assistência humanitária a comunidades indígenas de Feijó e Tarauacá com mais de 13 mil quilos de alimentos

Publicado em 17/04/2025

Em resposta aos impactos das severas enchentes e enxurradas que atingiram a região nos meses de março e abril, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta quinta-feira, 17, a entrega de mais de 13 toneladas de alimentos, 300 kits de higiene, 300 kits de limpeza e 68 colchões para comunidades indígenas dos municípios de Feijó e Tarauacá.

Em Feijó, a ação emergencial beneficiou diretamente as comunidades de Boa União, Novo Paraíso, Paroá Central, Xiná Banu, Nova Aliança, Curralinho e famílias indígenas em tratamento de saúde. Já em Tarauacá, os donativos foram destinados à Terra Indígena Praia do Carapanã, Aldeia Água Viva e Terra Indígena Igarapé Primavera.

A destruição das plantações tradicionais, como macaxeira, mamão, banana, milho, feijão, melancia, melão e batata, causada pela força das águas, comprometeu a segurança alimentar e a subsistência dessas comunidades. Os itens de assistência humanitária, recebidos e armazenados no galpão da Cageacre, serão distribuídos às famílias necessitadas com o apoio do Polo Básico de Saúde Indígena de Feijó.

Gerônimo Barbosa da Silva Kaxinawa, liderança da Terra Indígena Nova Aliança, expressou a gratidão da comunidade: “A água vem e leva tudo. Essa ajuda que estamos recebendo agora vai facilitar muito a nossa vida. Somos 15 famílias, 65 pessoas, e essa luta contra as enchentes é algo que enfrentamos todos os anos.”

A coordenadora do Polo Básico de Saúde Indígena de Feijó, Andressa Brandão Shanenawa, reconheceu o pronto atendimento do governo estadual: “Agradeço imensamente ao DSEI do Juruá e, principalmente, ao Governo do Estado do Acre, em nome da nossa vice-governadora, por esse olhar sensível e essa parceria fundamental com os povos indígenas e ribeirinhos que vivem às margens dos rios. É uma grande alegria receber esses colchões e cestas básicas aqui em Feijó, que atenderão às necessidades urgentes da nossa população indígena”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça determina internação de homem com esquizofrenia acusado de furtos em igreja no bairro Boa União

Jamile Romano

Encerram nesta sexta as inscrições do mestrado em Administração Pública para servidores da segurança

Redacao

Receita vai pagar mais de R$ 1 milhão para 602 contribuintes do AC no lote residual do IR de dezembro

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza Assis: Maio Laranja, um Compromisso do Governo do Acre com a Proteção de Crianças e Adolescentes

Raimundo Souza

Mazinho e Meire conseguem destravar repasses de emendas PIX para Sena Madureira após articulação com Flávio Dino

Kevin Souza

Concurso do Iapen: Governo retifica edital e divulga nova data para posse

Kevin Souza