Atualizada em 17/04/2025 17:48
Em resposta aos impactos das severas enchentes e enxurradas que atingiram a região nos meses de março e abril, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta quinta-feira, 17, a entrega de mais de 13 toneladas de alimentos, 300 kits de higiene, 300 kits de limpeza e 68 colchões para comunidades indígenas dos municípios de Feijó e Tarauacá.
Em Feijó, a ação emergencial beneficiou diretamente as comunidades de Boa União, Novo Paraíso, Paroá Central, Xiná Banu, Nova Aliança, Curralinho e famílias indígenas em tratamento de saúde. Já em Tarauacá, os donativos foram destinados à Terra Indígena Praia do Carapanã, Aldeia Água Viva e Terra Indígena Igarapé Primavera.
A destruição das plantações tradicionais, como macaxeira, mamão, banana, milho, feijão, melancia, melão e batata, causada pela força das águas, comprometeu a segurança alimentar e a subsistência dessas comunidades. Os itens de assistência humanitária, recebidos e armazenados no galpão da Cageacre, serão distribuídos às famílias necessitadas com o apoio do Polo Básico de Saúde Indígena de Feijó.
Gerônimo Barbosa da Silva Kaxinawa, liderança da Terra Indígena Nova Aliança, expressou a gratidão da comunidade: “A água vem e leva tudo. Essa ajuda que estamos recebendo agora vai facilitar muito a nossa vida. Somos 15 famílias, 65 pessoas, e essa luta contra as enchentes é algo que enfrentamos todos os anos.”
A coordenadora do Polo Básico de Saúde Indígena de Feijó, Andressa Brandão Shanenawa, reconheceu o pronto atendimento do governo estadual: “Agradeço imensamente ao DSEI do Juruá e, principalmente, ao Governo do Estado do Acre, em nome da nossa vice-governadora, por esse olhar sensível e essa parceria fundamental com os povos indígenas e ribeirinhos que vivem às margens dos rios. É uma grande alegria receber esses colchões e cestas básicas aqui em Feijó, que atenderão às necessidades urgentes da nossa população indígena”.
[Agência de Notícias do Acre]