26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre faz história ao modernizar pagamento da subvenção da borracha e valorizar extrativistas

Publicado em 29/06/2025

A nova metodologia de pagamento da subvenção trouxe mais agilidade, segurança e dignidade aos trabalhadores da floresta. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O governo do Acre deu um passo histórico na sexta-feira, 27, ao realizar, pela primeira vez, o pagamento da subvenção, uma espécie de ajuda financeira, da borracha e do murumuru diretamente na conta dos produtores extrativistas. A medida, aguardada há quase 30 anos, representa o fim de uma longa espera.

Prevista na Lei Estadual nº. 1.277, de 1999, a nova metodologia, oficializada pelo Decreto de nº 11.564/2024, foi implementada por determinação do governador Gladson Camelí, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e trouxe mais agilidade, segurança e dignidade aos trabalhadores da floresta. A mudança é resultado de uma parceria estratégica com o Banco do Brasil e do investimento de recursos do Programa REM-KfW.

Com a nova sistemática, o pagamento é feito por meio da Poupança Social Digital do Banco do Brasil, sem a necessidade de deslocamento dos beneficiários até agências bancárias. A conta é aberta automaticamente em nome do extrativista e o recurso pode ser movimentado por aplicativo, caixas eletrônicos, correspondentes bancários ou lotéricas.

O governador do Acre, Gladson Camelí, destacou a importância dessa conquista e reafirmou o compromisso de sua gestão com os que vivem da floresta. “Valorizamos cada homem e mulher que tira da floresta o sustento da sua família de forma sustentável. A partir de agora, o extrativista não precisa esperar ou depender de intermediários. O pagamento é direto, transparente e seguro. É mais um passo no nosso esforço de modernizar a gestão e cuidar de quem cuida da Amazônia”, afirmou.

Governador do Acre, Gladson Camelí comemora o avanço histórico para os extrativistas. Foto: Samuel Mora/Secom

O secretário de Agricultura, Luis Tchê, também celebrou o avanço. “Por determinação do governador Gladson Camelí, estamos virando uma página de quase 30 anos de dificuldades e angústia. Acabou a burocracia. Agora, o dinheiro da subvenção vai direto para a mão de quem mais importa, que é o nosso produtor e a nossa produtora. É o resgate da dignidade dos guardiões da nossa floresta”, declarou.

Secretário Luis Tchê,  foi o responsável por colocar em prática o projeto. Foto: Arquivo/Secom

Projeto piloto em Senador Guiomard

O novo modelo já está sendo testado com sucesso em Senador Guiomard, por meio da Cooperativa Agroextrativista Nova Bonal (Cooperbonal). Nesta primeira fase, 77 extrativistas foram contemplados com um total de R$ 70.147. Os pagamentos começaram a ser processados nesta semana, e produtores que já possuíam conta no Banco do Brasil receberam o crédito imediatamente.

Adriana Fernandes é uma das beneficiárias do subsídio da borracha, que conta com apoio financeiro do REM Acre. Foto: José Caminha/Secom

Uma solenidade para celebrar a conquista está marcada para a próxima quarta-feira, 2 de julho, na sede da cooperativa, com a presença de produtores e suas famílias.

Murumuro extraído da floresta e  utilizado principalmente na indústria cosmética. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Mais transparência, inclusão e eficiência

A modernização da subvenção traz benefícios diretos tanto para os extrativistas quanto para a administração pública. Entre os destaques estão:

Inclusão financeira: extrativistas sem conta bancária formal agora podem receber o benefício.
Agilidade e segurança: pagamentos diretos evitam intermediários e reduzem riscos de fraudes.
Transparência: todas as transações são registradas com CPF e valor exato, facilitando a fiscalização.
Gratuidade: os beneficiários não pagam taxas e podem acessar os recursos com facilidade.

A equipe técnica da Seagri segue trabalhando nos ajustes e na expansão do modelo para todas as regiões do estado, com o objetivo de consolidar uma política pública mais eficiente, justa e que fortaleça a economia da floresta em pé.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Na véspera do Dia Internacional da Mulher servidoras da Semeia comemoram a data com homenagem ao prefeito de Rio Branco

Marcio Nunes

Prefeitura realiza entrega de kits com caixas d’água para famílias de baixa renda da Baixada da Sobral

Marcio Nunes

Após quase 100 milímetros de chuva, Rio Juruá fica a menos de um metro de transbordar em Cruzeiro do Sul; cidade teve alagamentos

Jamile Romano

Receita Federal abre nesta segunda-feira, 23 de setembro, consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2024

Marcio Nunes

Zenaide Parteira e Txai Macêdo comemoram o dia de seus aniversários com o lançamento de Videoclipes

Marcio Nunes

Cruzeiro do Sul recebe mega-ação de cidadania do programa Juntos pelo Acre de sexta a domingo

Marcio Nunes