30.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre e consórcio de municípios pactuam estudo de soluções integradas para resíduos sólidos, abastecimento e saneamento

Publicado em 03/06/2025


O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), participou nesta segunda-feira, 2, de uma reunião com o Consórcio de Gestão de Resíduos Sólidos, composto por representantes das prefeituras dos 22 municípios acreanos. O encontro também contou com a presença do presidente do Consórcio e da Associação dos Municípios do Acre (Amac), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

Durante a reunião, foi pactuada a realização de um estudo técnico com o objetivo de buscar soluções integradas para a gestão de resíduos sólidos, o abastecimento de água e o tratamento de esgoto em todo o estado. A iniciativa busca estruturar uma política pública mais eficiente, sustentável e que atenda às necessidades reais da população acreana.

“Ficou acordado com todos os municípios que o governo do Estado irá liderar esse processo a partir de agora, coordenar a estruturação dos estudos e acompanhar, com os municípios, toda a parte documental, para que de fato possamos oferecer um serviço de saneamento que atenda às necessidades da população”, destacou o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão.

Para o representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Paulo Alexandre Toledo, “é importante a união dos 22 municípios para viabilizar o projeto e resolver problemas de resíduos sólidos, água e drenagem, por meio da parceria público-privada para concessão de serviços, com foco em tarifas acessíveis e agilidade de serviços”.

Projeto reforça compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão e a busca por soluções duradouras no setor de saneamento. Foto:Ascom/Seplan

A partir da coordenação do governo estadual, o trabalho será conduzido de forma conjunta, priorizando a cooperação entre os entes e a construção de soluções técnicas viáveis e aplicáveis à realidade local. “Havia uma incerteza inicial sobre o pagamento dos custos do projeto de gestão de resíduos sólidos e a entrada do governo estadual vai nos auxiliar no financiamento. Quero agradecer e parabenizar pela iniciativa”, disse Tião Bocalom.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ministério da Saúde vai investir R$ 1,2 milhão em ações de saúde bucal nas escolas do Acre

Jamile Romano

Prefeitura acolhe famílias atingidas pela cheia dos igarapés que cortam a cidade

Marcio Nunes

2ª Corrida do Ifac reúne mais de 500 pessoas e arrecada brinquedos e alimentos

Jamile Romano

Projeto que leva cinema aos bairros faz três exibições na Semana da Criança

Marcio Nunes

Polícia Militar do Acre divulga resultados operacionais do primeiro mês de 2024

Jamile Romano

Inscrições para o Enem se iniciam na segunda, 26

Jamile Romano