25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre e consórcio de municípios pactuam estudo de soluções integradas para resíduos sólidos, abastecimento e saneamento

Publicado em 03/06/2025


O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), participou nesta segunda-feira, 2, de uma reunião com o Consórcio de Gestão de Resíduos Sólidos, composto por representantes das prefeituras dos 22 municípios acreanos. O encontro também contou com a presença do presidente do Consórcio e da Associação dos Municípios do Acre (Amac), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

Durante a reunião, foi pactuada a realização de um estudo técnico com o objetivo de buscar soluções integradas para a gestão de resíduos sólidos, o abastecimento de água e o tratamento de esgoto em todo o estado. A iniciativa busca estruturar uma política pública mais eficiente, sustentável e que atenda às necessidades reais da população acreana.

“Ficou acordado com todos os municípios que o governo do Estado irá liderar esse processo a partir de agora, coordenar a estruturação dos estudos e acompanhar, com os municípios, toda a parte documental, para que de fato possamos oferecer um serviço de saneamento que atenda às necessidades da população”, destacou o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão.

Para o representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Paulo Alexandre Toledo, “é importante a união dos 22 municípios para viabilizar o projeto e resolver problemas de resíduos sólidos, água e drenagem, por meio da parceria público-privada para concessão de serviços, com foco em tarifas acessíveis e agilidade de serviços”.

Projeto reforça compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão e a busca por soluções duradouras no setor de saneamento. Foto:Ascom/Seplan

A partir da coordenação do governo estadual, o trabalho será conduzido de forma conjunta, priorizando a cooperação entre os entes e a construção de soluções técnicas viáveis e aplicáveis à realidade local. “Havia uma incerteza inicial sobre o pagamento dos custos do projeto de gestão de resíduos sólidos e a entrada do governo estadual vai nos auxiliar no financiamento. Quero agradecer e parabenizar pela iniciativa”, disse Tião Bocalom.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Viaduto Mamedio Bittar entra em nova fase com instalação das primeiras vigas de aço

Marcio Nunes

Acre conquista mercado asiático e inicia exportação de carne suína para as Filipinas

Jamile Romano

Estado firma parceria com Senai para oferta de 500 vagas em cursos de qualificação profissional

Jamile Romano

Paciente do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Acre continua internado no Pronto-Socorro

Kevin Souza

Com presença do governador Gladson Cameli; sessão solene marcou os 49 anos de carreira da desembargadora Eva Evangelista

Marcio Nunes

Mais Luz: Governo cria programa para o Acre e quer levar energia limpa a comunidades isoladas do estado

Jamile Romano