23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre avança na recuperação da Passarela Joaquim Macedo, em Rio Branco

Publicado em 06/02/2025

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), avançou nas obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo, localizada no centro de Rio Branco. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, vistoriou o andamento da obra nesta quinta-feira, 6, que segue dentro do cronograma e com ritmo acelerado.

“Cumprindo determinação do governador Gladson Cameli, estamos acompanhando de perto a recuperação da passarela para garantir mais segurança e prolongar a vida útil da estrutura”, afirmou a presidente.

Atualmente, as equipes estão finalizando a estrutura de sustentação da passarela, com a montagem de uma torre metálica para garantir sua estabilidade. Também está sendo reforçada a base de um dos pilares, que sofreu deslocamento de cerca de um metro e meio. Para evitar novos movimentos, estacas estão sendo cravadas ao redor da base, fortalecendo a estrutura.

Recuperação da Passarela Joaquim Macedo deve ser finalizada em até sete meses, reforçando a segurança e mobilidade urbana. Foto: Ascom/Deracre

Uma barreira metálica está sendo instalada na base do pilar para evitar desmoronamentos de terra sobre a estrutura. Para isso, está sendo utilizado um equipamento chamado bate-estaca, que fixa as peças metálicas no solo, garantindo a eficácia da contenção. Além disso, a parte inferior da passarela está sendo reforçada para reduzir os impactos das cheias do rio, protegendo a estrutura contra possíveis danos causados pelo aumento do nível da água.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em até 7 meses. A Passarela Joaquim Macedo é fundamental para a mobilidade urbana em Rio Branco, ligando os dois lados da cidade e sendo amplamente utilizada pelos pedestres. A recuperação da estrutura reafirma o compromisso do governo do Acre com a segurança e o bem-estar da população.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Artesãos acreanos conquistam 1º lugar em vendas durante evento nacional em Brasília

Marcio Nunes

Ponte da Sibéria começa a ganhar forma com avanço da superestrutura

Raimundo Souza

Alerta energisa: com a previsão de chuvas para essa semana é necessário redobrar cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica

Jamile Romano

Feijó: MPAC denuncia enfermeira por homicídio culposo e falsidade ideológica

Jamile Romano

Acriana é baleada durante assalto em Fortaleza e tem bala alojada no quadril

Jamile Romano

Bocalom sanciona lei e viaduto da AABB vai se chamar Mamédio Bittar

Jamile Romano