Publicado em 13/04/2026
Foto: Reprodução/Governo Federal
Por Redação
O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (13), a demissão de Gilberto Waller Júnior da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para o seu lugar, foi nomeada a servidora de carreira Ana Cristina Viana Silveira, que até então ocupava o cargo de secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social.
A troca no comando da autarquia ocorre em um momento estratégico para o Palácio do Planalto. Segundo informações de bastidores, o presidente Lula decidiu pela substituição devido ao desgaste político gerado pela demora na análise de processos, temendo que as filas do INSS se tornem um alvo central da oposição durante a campanha eleitoral.
Em nota oficial, o Ministério da Previdência Social destacou que a escolha de Ana Cristina atende a um pedido antigo do corpo técnico do órgão: ter um comando vindo da própria casa. Servidora desde 2003 no cargo de Analista do Seguro Social, a nova presidente possui mais de duas décadas de experiência no setor.
O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, reforçou que a gestão agora entra em uma fase de “maior atenção à concessão de benefícios”.
“Com a chegada da Dra. Ana Cristina, estamos devolvendo o comando da autarquia a uma servidora de carreira. É mais uma mulher em posto de comando dentro do nosso governo”, afirmou o ministro.
O Legado de Waller e o Escândalo das Fraudes
Gilberto Waller havia assumido o cargo em 30 de abril do ano passado, em um cenário de crise aguda. Ele foi nomeado logo após a Polícia Federal deflagrar uma operação que revelou um esquema bilionário de fraudes na Previdência, com desvios estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Na época, o então presidente Alessandro Stefanutto foi afastado (e posteriormente preso) junto com outros cinco membros da cúpula do órgão. Avalia-se que Waller cumpriu o papel de “arrumar a casa” após o escândalo, mas não entregou a eficiência técnica necessária para reduzir o tempo de espera dos segurados por não ser um especialista técnico da área.
Quem é Ana Cristina Viana Silveira
A nova presidente possui um currículo técnico voltado exclusivamente à área previdenciária:
Carreira: Analista do Seguro Social desde 2003.
Gestão: Presidiu o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) entre 2023 e 2026, onde dobrou a capacidade de análise de recursos.
Acadêmico: Graduada em Direito e ex-professora de Direito Previdenciário.
A Missão: A prioridade absoluta da nova gestão será acelerar a análise de benefícios e simplificar processos internos para reduzir as filas que hoje afetam milhões de brasileiros. A mudança é vista como um “novo momento” para o Instituto, focado na qualidade do atendimento e na eficiência recursal.

