Atualizada em 08/01/2024 09:53
Por conta do aumento significativo dos casos de dengue do Estado do Acre, o governo decidiu decretar situação de emergência . O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nessa sexta-feira, 5, e é válido por 90 dias.
Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, revelam que quando comparado ao ano anterior, 2022 , o Estado do Acre teve o segundo maior crescimento no número de casos de dengue do país no ano de 2023 . Só nas últimas semanas, houve um crescimento de 106,6% nos casos da doença em relação ao mesmo período de 2022, tendo sido confirmados 3.755, dos quais 29 apresentaram sinais de alarme e 2 foram classificados como Dengue Grave. Além disso, os dados mostram que não há registro de óbitos pela doença.
A Sesacre informou ainda no decreto que o aumento de casos demonstra um quadro preocupante em relação à situação epidemiológica das síndromes febris ocasionados pelas arboviroses urbanas, sendo elas Dengue, Zika e Chikungunya.