24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo decreta novas medidas de cuidados e prevenção aos malefícios das queimadas

Em uma reunião realizada na Casa Civil na manhã desta segunda-feira, 9, onde contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado e Educação e Cultura (SEE), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, o governo do Estado, por meio do Gabinete de Crise, decretou novas medidas de cuidados em relação ao índice de queimadas, dentre elas a permanência de aulas remotas nas regiões do Juruá, Purus, Alto e Baixo Acre, exceto a região de Tarauacá, Feijó e Jordão.

“Todos os demais municípios estarão em aula remota sendo transmitida pelo Amazonsat, das 9h às 12h e das 19h às 22h. Além disso, nós vamos utilizar aquelas ferramentas que usamos na pandemia, como a distribuição de videoaulas a partir do site da própria secretaria, do www.see.ac.gov.br, como também o WhatsApp, a questão das apostilas em caderno, para garantir essa semana letiva”, pontua o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

O secretário afirma, ainda, que as medidas visam garantir o ensino e o aprendizado, além do cuidado. “Entendemos o papel da escola, a sua importância nessa relação social, mas neste momento é necessário cautela. E é desta forma que o governo tem tratado esse tema, com a união de todos buscando garantir que a nossa população tenha o maior cuidado”, explica.

Em relação à alimentação das crianças, o secretário afirma que está junto com a assistência social, verificando o melhor formato para manutenção, principalmente das pessoas mais vulneráveis.

Todas as medidas de prevenção ocorrem devido aos eventos extremos da seca prolongada, os dados dos índices de qualidade ambiental trazem a referência que não há previsão de chuva para os próximos sete dias, destaca a Secretária do Meio Ambiente, Julie Messias.

“São medidas importantes para que se evite essa exposição, a essa micrograma de partícula de poluição. Nós estamos identificando uma baixa dos rios do Acre. Hoje, Rio Branco está muito próxima da cota histórica. É uma situação grave e que requer medidas a serem estabelecidas.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado interdita trecho na Avenida Ceará para garantir agilidade e segurança na execução dos serviços do Complexo Viário

Raimundo Souza

Acre fortalece segurança nas fronteiras com encerramento do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública

Raimundo Souza

Com previsão de realizar mais de 14 mil exames de imagem, Governo lança mutirão para reduzir filas na Saúde

Raimundo Souza

Governadora em exercício Mailza Assis entrega mil títulos definitivos em Feijó durante ação do Programa Juntos pelo Acre

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli homenageia desembargadora Eva Evangelista em sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre

Raimundo Souza

Corpo de Bombeiros intensifica buscas por jovem desaparecido no Rio Acre

Jamile Romano