30.3 C
Rio Branco
sábado, 28 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Governo brasileiro condena ataque contra Irã e fala em ‘grave preocupação’

Publicado em 28/02/2026

Fumaça toma o céu de Teerã após explosão decorrente do ataque dos EUA e Israel. – Majid Asgaripour/Reuters

  • EUA e Israel atacaram país do oriente médio em meio a negociações de paz

  • Itamaraty diz apelar a todas as partes para que respeitem o Direito Internacional

Por Mariana Brasil | Folha de São Paulo

Brasília
O governo Lula (PT) condenou, por meio de nota, os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã neste sábado (28), manifestando “grave preocupação” com o episódio. Os países travavam processo de negociação pela paz antes dos bombardeios.

“O Governo brasileiro condena e expressa grave preocupação com os ataques realizados hoje (28/2) por Estados Unidos e Israel contra alvos no Irã. Os ataques ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes, que é o único caminho viável para a paz, posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”, diz o Itamaraty.

“O Brasil apela a todas as partes que respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção, de maneira a evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil.”

De acordo com o governo brasileiro, as embaixadas do Brasil na região acompanham os desdobramentos das ações militares, com particular atenção às necessidades dos brasileiros presentes nos países afetados.

“Recomenda-se aos brasileiros que estejam atentos às orientações de segurança das autoridades locais nos países onde morem ou se encontrem”, diz outro trecho.

O embaixador do Brasil em Teerã está em contato direto com a comunidade brasileira para transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Queda de MP sobre taxações gera guerra de narrativas entre governo e oposição

Kevin Souza

Operação da PF investiga advogados por passar supostas informações a facções no Acre

Jamile Romano

Dia D pelo Meio Ambiente e Clima com serviços gratuitos e descarte de resíduos será realizado em Rio Branco neste sábado

Kevin Souza

Após cinco anos de vacinação, covid recua, mas ainda preocupa

Raimundo Souza

Primeira Turma do STF mantém Moro réu por sugerir que Gilmar Mendes vende sentenças

Raimundo Souza

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Jamile Romano