23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo avança nas obras da nova maternidade de Rio Branco e primeira etapa tem entrega até março

Publicado em 14/01/2026

Para ampliar e modernizar o atendimento público materno-infantil, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop) e de Saúde (Sesacre), avança na construção da Nova Maternidade de Rio Branco, com previsão de entrega da primeira etapa neste primeiro trimestre.

A primeira fase da obra segue em ritmo acelerado, atualmente na etapa de acabamento, para que a unidade seja disponibilizada ao uso da população gestante, especialmente de alto risco, fortalecendo a rede pública de saúde com atendimentos e exames especializados.

Serviços finais da primeira fase da obra são realizados na parte interna do prédio. Foto: Luis Oliveira/Seop

Paralelamente, a segunda etapa também apresenta avanços significativos, com a execução dos serviços de concretagem da primeira laje do prédio principal, atendendo ao compromisso do governo com o cumprimento do cronograma estabelecido.

Prédio da primeira etapa se aproxima da fase de conclusão. Foto: Luis Oliveira/Seop

De acordo com o gestor da Seop, Ítalo Lopes, os procedimentos realizados seguem diretriz do governador Gladson Camelí, com o propósito de garantir que a população possa usufruir da estrutura o quanto antes.

“Há uma determinação clara do governador para que trabalhemos com responsabilidade, agilidade e planejamento. Nosso empenho é para que, a cada etapa concluída, a estrutura seja entregue à Sesacre, possibilitando que a população gestante, especialmente neste momento de alto risco, já possa utilizar um prédio moderno, sustentável e preparado para oferecer atendimento humanizado e de qualidade”, ressalta.

Além de melhorar estrutura da saúde pública, obras também geram trabalho e renda para milhares de operários da construção civil, impulsionando a economia local. Foto: Luis Oliveira/Seop

A nova maternidade foi projetada para oferecer um ambiente moderno, funcional e sustentável, fortalecendo a rede pública de saúde e garantindo mais segurança, conforto e dignidade às gestantes e aos recém-nascidos no Acre.

Seop avança nos serviços estruturais dos prédios e setores anexos da futura maternidade. Foto: Luis Oliveira/Seop

A obra envolve a atuação integrada das esferas municipal, estadual e federal, com projeto elaborado em conjunto com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops), órgão operacional da Organização das Nações Unidas (ONU).

Maquete virtual da nova maternidade de Rio Branco. Render: Marcos Haluen/Seop

Quando concluídas as cinco etapas da obra, a instituição, sediada no Segundo Distrito da capital acreana, terá uma das maiores e mais avançadas estruturas de saúde da Região Norte, com um total de 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) adulto; 30 leitos de UTI neonatal; 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI); e 15 leitos de UCI Canguru. A unidade ainda contará com a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, voltada ao acolhimento de gestantes de alto risco.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre prende foragida da Justiça do Paraná em Sena Madureira

Redacao

“Caso Jonhliane”: Justiça indefere Habeas Corpus a Ícaro Pontes por ter descumprido medidas do regime aberto

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco lança REFIS 2025 e oferece até 90% de desconto em juros e multas

Marcio Nunes

Hospital de Mâncio Lima realiza mutirão de cirurgias eletivas e devolve qualidade de vida a pacientes

Raimundo Souza

Prefeitura anuncia construção de creche com berçário no Bairro Defesa Civil

Jamile Romano

Polícia Militar forma mais de 200 alunos no Proerd em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza