22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo assegura transferência de bebê para centro especializado em São José do Rio Preto/SP

Publicado em 29/10/2025

Bebê Calebe de Souza será transferido para o Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto/SP. Foto: Arquivo da família

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), assegurou nesta quarta-feira, 29, a transferência de um bebê de quatro meses, natural de Plácido de Castro, para o Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto, em São Paulo.

A transferência, autorizada em caráter excepcional pela unidade paulista, está programada para ocorrer nas próximas horas. O paciente será encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiopediátrica do hospital, referência em atendimentos de alta complexidade.

A mãe do bebê, Leivia de Souza, emocionada, relatou os dias de luta que vem enfrentando. “Estou muito feliz. São dias de luta e só tenho gratidão por tudo. Meu filho será transferido e tenho fé em Deus de que logo ele estará bem. Ele é um bebezinho de apenas quatro meses e está sofrendo. Mas, graças a Deus e à mobilização de todos, ele será transferido, para honra e glória do Senhor Jesus Cristo. Toda amparo do governo. Me ligaram se disponibilizaram a ajudar e deu certo”, contou.

Durante o período em que permaneceu internado no Hospital da Criança, em Rio Branco, o bebê recebeu acompanhamento contínuo da equipe médica e multiprofissional. A transferência foi definida após avaliação clínica, que indicou a necessidade de tratamento especializado, mas foi concretizada somente agora, devido às condições clínicas.

A pediatra intensivista Elizabeth Souza explicou o caso: o bebê deu entrada na UTI do hospital após passar pelo pronto-socorro, apresentando insuficiência respiratória. “Durante a avaliação, percebemos que havia um problema além do respiratório. Foi solicitada avaliação cardiológica e ecocardiograma, que diagnosticaram uma cardiopatia complexa: uma tetralogia de Fallot. A parte respiratória foi tratada e o bebê estabilizado, sendo transferido para a semi-intensiva, onde permanece estável, aguardando o transporte especializado”, disse.

Ela explicou ainda que, apesar da respiração mais rápida causada pela cardiopatia, o bebê não apresenta cianose. “Trata-se de uma tetralogia de Fallot ‘rosa’, ou pink Fallot, que não é cianótica. O tratamento é cirúrgico, e o prognóstico é muito bom. Com a correção, ele terá uma vida normal”, completou.

A ação é resultado da articulação entre o Governo do Estado, por meio da Sesacre, e a direção do hospital paulista, garantindo que o paciente receba a assistência adequada ao seu quadro.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Alerta energisa: com a previsão de chuvas para essa semana é necessário redobrar cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco inicia 2026 com agenda voltada à limpeza da cidade pós-cheia e atendimento às famílias atingidas

Raimundo Souza

Governo decreta novas medidas de cuidados e prevenção aos malefícios das queimadas

Marcio Nunes

Com meta de realizar 100 cirurgias ainda em agosto, governo lança mutirão de ortopedia para diminuir demanda reprimida

Jamile Romano

Prefeitura realiza dia de beleza em alusão ao Dia das Mães no Centro da Pessoa Idosa

Marcio Nunes

Brasileira de 116 anos se torna pessoa mais velha do mundo, diz instituto

Raimundo Souza