23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo assegura transferência de bebê para centro especializado em São José do Rio Preto/SP

Publicado em 29/10/2025

Bebê Calebe de Souza será transferido para o Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto/SP. Foto: Arquivo da família

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), assegurou nesta quarta-feira, 29, a transferência de um bebê de quatro meses, natural de Plácido de Castro, para o Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto, em São Paulo.

A transferência, autorizada em caráter excepcional pela unidade paulista, está programada para ocorrer nas próximas horas. O paciente será encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiopediátrica do hospital, referência em atendimentos de alta complexidade.

A mãe do bebê, Leivia de Souza, emocionada, relatou os dias de luta que vem enfrentando. “Estou muito feliz. São dias de luta e só tenho gratidão por tudo. Meu filho será transferido e tenho fé em Deus de que logo ele estará bem. Ele é um bebezinho de apenas quatro meses e está sofrendo. Mas, graças a Deus e à mobilização de todos, ele será transferido, para honra e glória do Senhor Jesus Cristo. Toda amparo do governo. Me ligaram se disponibilizaram a ajudar e deu certo”, contou.

Durante o período em que permaneceu internado no Hospital da Criança, em Rio Branco, o bebê recebeu acompanhamento contínuo da equipe médica e multiprofissional. A transferência foi definida após avaliação clínica, que indicou a necessidade de tratamento especializado, mas foi concretizada somente agora, devido às condições clínicas.

A pediatra intensivista Elizabeth Souza explicou o caso: o bebê deu entrada na UTI do hospital após passar pelo pronto-socorro, apresentando insuficiência respiratória. “Durante a avaliação, percebemos que havia um problema além do respiratório. Foi solicitada avaliação cardiológica e ecocardiograma, que diagnosticaram uma cardiopatia complexa: uma tetralogia de Fallot. A parte respiratória foi tratada e o bebê estabilizado, sendo transferido para a semi-intensiva, onde permanece estável, aguardando o transporte especializado”, disse.

Ela explicou ainda que, apesar da respiração mais rápida causada pela cardiopatia, o bebê não apresenta cianose. “Trata-se de uma tetralogia de Fallot ‘rosa’, ou pink Fallot, que não é cianótica. O tratamento é cirúrgico, e o prognóstico é muito bom. Com a correção, ele terá uma vida normal”, completou.

A ação é resultado da articulação entre o Governo do Estado, por meio da Sesacre, e a direção do hospital paulista, garantindo que o paciente receba a assistência adequada ao seu quadro.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

EUA anunciam restrição de visto para autoridades estrangeiras ‘cúmplices de censura a americanos’

Marcio Nunes

Mais de 11 mil clientes no Acre possuem energia elétrica por meio do Programa Luz Para Todos

Jamile Romano

Defesas reclamam de método controverso de Moraes em processo da trama golpista

Raimundo Souza

Semulher promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher em evento do Núcleo de Educação de Porto Acre

Raimundo Souza

Seminário de Conscientização da Atividade Pesqueira no Alto Acre reúne centenas de profissionais em Brasileia

Redacao

Estado realiza ciclo terapêutico para mulheres LBTs privadas de liberdade em Rio Branco

Redacao