Atualizada em 18/12/2024 14:50
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), quer aprimorar o fomento ao empreendedorismo nos municípios e, dessa forma, promover a economia e o desenvolvimento regional de modo sustentável. A proposta foi apresentada pelo titular da pasta, Assurbanipal Mesquita, durante o 5º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais, no auditório do Sebrae em Rio Branco, no início da noite desta quinta-feira, 12.
Em sua palestra, Mesquita falou dos fatores internos e externos que influenciam o funcionamento, o desempenho e as estratégias de uma organização, estado ou país, fatores que, segundo o gestor, “podem incluir aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos, tecnológicos, legais e ambientais, bem como os recursos e capacidades internas da organização”.
Foram abordados ainda os desafios para tornar os municípios acreanos atrativos aos ambientes de negócios, entre eles, o desafio ambiental, o Acre tem 49% de suas áreas protegidas. “Esta é a pauta do momento, é preciso buscar soluções inovadoras, tornar as cidades inteligentes, e isso exige o esforço coletivo”, destacou Mesquita.
Entre as obras executadas pelo Estado que são fundamentais ao processo de desenvolvimento, foram citadas a construção do anel viário entre Brasileia e Epitaciolândia, a infovia que interliga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, a reconstrução da BR-364 em parceria com o governo federal, a internalização dos aeroportos por meio da concessionária Da Vinci e a matriz energética na rota Cruzeiro do Sul, exemplos do que Mesquita classificou como movimento de união interinstitucional em torno do setor produtivo.
[Agência de Notícias do Acre]