25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Governo adia por 3 meses portaria sobre trabalho aos feriados

Publicado em 27/02/2024

Sem acordo entre o governo, trabalhadores e patrões, o Ministério do Trabalho e Emprego adiou por 3 meses a publicação da portaria que restringe o trabalho no comércio aos feriados para os trabalhadores com convenção coletiva. As novas regras, que entrariam em vigor em 1º de março, ficará para junho.

Em nota, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que a decisão foi tomada em reunião entre o ministro Luiz Marinho; o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; representantes das centrais sindicais e das frentes parlamentares do Comércio e Serviços e do Empreendedorismo.

“Nós temos certeza de que as partes chegarão a um texto que contemplará o funcionamento do nosso comércio na sua plenitude, respeitando sempre o direito às negociações, o direito dos empregados e protegendo cada trabalhador”, destacou Luiz Marinho no comunicado.

No fim de janeiro, Marinho havia dito que cerca de 200 atividades consideradas essenciais ficariam de fora da norma e não precisariam de convenção coletiva para trabalharem aos feriados.

Em novembro, o Ministério do Trabalho publicou a portaria que obrigava a convenção coletiva para o trabalho aos feriados a todos os setores do comércio. Uma semana mais tarde, o texto foi revogado, após a Câmara dos Deputados ameaçar aprovar um decreto legislativo cancelando a portaria.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Como o Brasil deve reagir à tarifa de Donald Trump? Quatro especialistas respondem

Raimundo Souza

Enem 2025: prazo para pedir isenção da taxa acaba nesta sexta

Jamile Romano

Barroso pede ao Judiciário seriedade no combate a queimadas criminosas

Marcio Nunes

Moraes abre inquérito contra Eduardo e manda PF ouvir Jair Bolsonaro

Marcio Nunes

Rede de abuso sexual infantil é alvo de megaoperação em 20 estados e no DF

Jamile Romano

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Raimundo Souza