33.3 C
Rio Branco
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governador Gladson Camelí participa da abertura dos trabalhos legislativos de 2026 na Aleac

Publicado em 03/02/2026

O governador do Acre, Gladson Camelí, participou na manhã desta terça-feira, 3, da sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) para o ano de 2026. A cerimônia foi realizada no plenário da Casa e marcou também a leitura da mensagem governamental, momento tradicional em que o chefe do Poder Executivo apresenta um balanço das ações da gestão e as perspectivas para o novo ano legislativo.

Solenidade foi apreciada por parlamentares, secretários de Estado e representantes da imprensa. Foto: Neto Lucena/Secom

A vice-governadora Mailza Assis esteve presente na solenidade, assim como deputados estaduais, autoridades dos demais poderes, servidores públicos e representantes da imprensa. Ela destacou: “Desejo para todos os poderes um ano de muitas conquistas, produtividade e de execução de um ótimo trabalho. Trabalhamos muito em 2025 e pretendemos ir sempre além nesse ano que se inicia”.

Vice-governadora Mailza Assis esteve presente ao lado de Gladson Camelí durante a solenidade. Foto: Neto Lucena/Secom

O presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior, iniciou as falas do dia e reconheceu: “O governador Gladson Camelí merece destaque por ser o único governador que sempre esteve presente nas aberturas dos trabalhos da Assembleia Legislativa. Isso demonstra o seu valor pelo diálogo construtivo e constante entre todos os poderes”.

Presidente da Aleac, Nicolau Júnior valorizou a presença do governador do Acre nas aberturas dos trabalhos da instituição. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao iniciar seu pronunciamento, Gladson Camelí saudou os parlamentares, a vice-governadora e a população acreana, destacando a importância da harmonia e da parceria entre os poderes. Segundo o governador, sua presença na Aleac representa o reconhecimento do papel fundamental do Legislativo estadual e o compromisso com o diálogo democrático. “As portas do Palácio do governo continuam abertas para o diálogo e para a construção de uma relação de respeito e colaboração”, afirmou.

Gladson Camelí realizou a leitura da carta governamental, a qual destacou os principais feitos da sua gestão. Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante a leitura da mensagem, o governador apresentou um amplo balanço das ações do governo, ressaltando que os resultados alcançados são fruto de planejamento e de um trabalho voltado para o cuidado com as pessoas. Ele destacou a valorização dos servidores públicos, com o pagamento em dia e, sempre que possível, de forma antecipada, além da realização de concursos públicos que beneficiaram mais de 8 mil profissionais.

Frente ao feito de enriquecer o quadro de servidores públicos estaduais, Camelí realçou: “Compreendo que o Estado não é constituído apenas por símbolos e prédios. O Estado é, antes de tudo, a presença humana, o atendimento acolhedor e o desenvolvimento de cada família”.

Na área da saúde, Gladson Camelí citou investimentos em infraestrutura e atendimento, como a entrega e recuperação de unidades de saúde, a implantação da UTI do Hospital do Juruá, a conclusão do Hospital de Urgências de Rio Branco e a previsão de entrega da primeira etapa da nova Maternidade Estadual. Também mencionou a ampliação da telemedicina, convênios para tratamento fora do domicílio e a realização de mutirões que já ultrapassaram 65 mil atendimentos.

O governador ressaltou ainda os avanços em obras estruturantes e mobilidade, com recuperação de ramais e rodovias, construção de pontes, duplicações e projetos em execução, como o viaduto da Avenida Ceará, o Anel Viário e a Orla do Quinze, em Rio Branco. Segundo ele, essas obras impulsionam a economia e geram emprego e renda.

Na educação, Gladson Camelí destacou a construção e reforma de mais de 200 unidades escolares, o programa Prato Extra, a entrega de fardamento e tablets aos alunos, além da contratação de novos professores e o pagamento do maior bônus da história da rede estadual. Ele também anunciou avanços na educação profissionalizante, intercâmbio para alunos da rede pública e os passos iniciais para a criação da Faculdade Estadual.

O discurso também abordou ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, produção rural, industrialização e política social. O governador ressaltou a redução dos índices de violência, o fortalecimento das forças de segurança, a diminuição do desmatamento e das queimadas, além do crescimento das exportações, que alcançaram recorde em 2025. Programas sociais como CNH Social, regularização fundiária, Feirão do Emprego e Juntos pelo Acre também foram destacados, com reconhecimento ao trabalho liderado pela vice-governadora Mailza Assis.

Ao encerrar seu discurso, o governador do Acre desejou: “Que todos tenhamos um ano produtivo e de harmonia em busca de novos avanços”. Foto: Neto Lucena/Secom

Ao encerrar sua fala, Gladson Camelí agradeceu aos servidores, secretários, deputados estaduais e à população acreana pela confiança, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do estado. “Diante de Deus e do povo acreano, encerro desejando a todos um ano produtivo e de harmonia com o Executivo, em busca de novos avanços e triunfos para o nosso estado”, concluiu.

Confira a carta governamental na íntegra:

Mensagem governamental na Aleac 2026

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sem temer e tremer.

Narciso Mendes

Rio Branco percebe alta no fluxo de imigrantes

Jamile Romano

Sine divulga 121 vagas de emprego nesta sexta-feira,14, confira

Jamile Romano

Acre conquista liberação de recursos federais para obras em seis municípios com apoio da bancada federal

Marcio Nunes

Ufac aplica primeira etapa de vestibular próprio para Medicina com mais de 5,3 mil inscritos

Raimundo Souza

Governo do Acre participa de workshop sobre controle do desmatamento na Amazônia, em Brasília

Marcio Nunes