28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador Gladson Cameli confirma homenagem e Fundhacre passa a se chamar Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo

Atualizada em 24/03/2025 16:07

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou nesta segunda-feira, 24, uma cerimônia especial para marcar dois avanços significativos na saúde pública: a entrega de novos equipamentos hospitalares para diversas unidades do estado e a mudança de nome da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), que passa a se chamar Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo.

Os investimentos em novos equipamentos hospitalares somam mais de R$ 1,9 milhão, contemplando unidades de saúde em Rio Branco, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano e Brasileia. O objetivo é fortalecer a infraestrutura hospitalar, melhorar o atendimento à população e garantir mais eficiência nos serviços de saúde pública. O governador Gladson Camelí reforçou que os investimentos irão contribuir com a regionalização da saúde, proporcionando acesso de qualidade aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), sem que os cidadãos precisem se deslocar até a capital.

“A regionalização sempre foi uma bandeira que eu levantei. Hoje um paciente do interior não tem a necessidade de vir mais para a capital para fazer tratamento de câncer, por exemplo, como outros tratamentos, e a minha ideia é cada região ter o mesmo direito que as demais, para que a gente possa, cada vez mais, diminuir as diferenças. Quero parabenizar o secretário Pedro [Pascoal], com toda a sua equipe, e a Soron [Steiner], que está à frente da Fundação Hospitalar, por todo o compromisso que está tendo em cuidar das pessoas. Esse é o meu objetivo. E a maior obra do meu governo é cuidar das pessoas”, frisou o governador.

Mudança de nome da Fundhacre

O projeto de lei da renomeação da Fundhacre foi apresentado ao Legislativo pelo governador Gladson Camelí, que ressaltou o papel de Flaviano Melo na construção de políticas públicas e no fortalecimento da democracia no Acre. Com 22 votos favoráveis, o projeto foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais. Quanto à homenagem, o governador declarou que esta “é uma forma de relembrar às pessoas quem foi aquela que sempre ajudava o Estado”.

“Cada governador que passou deixou uma marca, cada governador que passou ajudou o Estado a desenvolver-se. Eu quero ter essa consciência de manter a memória das pessoas que sempre contribuíram e fizeram o que tinha que ser feito. A Fundação Hospitalar foi uma marca do governo de Flaviano. E você vê o sucesso que é a Fundação hoje. Então, é o mínimo que posso fazer como chefe do Executivo, homenagear as pessoas que sempre ajudaram e assumiram o cargo, por exemplo, como ele, de governador, que depois foi deputado, senador, prefeito da capital e governador”, destacou Camelí.

“A homenagem ao ex-governador Flaviano Melo é muito justa e espero que toda a família se sinta muito honrada, pois Flaviano fez muito pelo Acre e a Fundhacre ter se tornado uma referência na região é parte do legado dele que seguirá vivo”, acrescentou Steine

Para marcar a mudança de nome, a Fundhacre ampliou a homenagem com um graffiti contendo o rosto do ex-governador. O trabalho foi feito pelo grafiteiro Matias Souza, que realizou a obra em menos de 24h. “Contribuir com esse momento histórico por meio da minha arte me enche de orgulho. Agradeço ao governador Gladson Camelí, ao secretário Pedro Pascoal, à presidente Soron Steiner e ao ex-diretor da Fundhacre, Wanderson Bragança, e toda a equipe da Fundação por terem confiado a mim essa missão. Espero que toda a família lembre deste momento com muita gratidão, pois cada traço de tinta foi aplicado com muito empenho e dedicação”, ponderou o artista.

Leonardo Melo, filho de Flaviano, expressou sua gratidão pela homenagem, em nome da família. “Eu só tenho a agradecer. E aquela homenagem (graffiti) quando eu entrei ali com a minha tia e vimos, balançou lá no fundo do coração. A presidente da Fundhacre está fazendo um trabalho bonito. A gente vê ao entrar na Fundação, que está servindo a população. Isso era o que o papai Flaviano queria, fazer as coisas para as pessoas”.

Também presente na solenidade de entrega, o deputado estadual Adailton Cruz acrescentou: “O Flaviano foi, para os acreanos, um visionário. E essa instituição, foi ele que anos atrás sonhou pra nossa saúde, e hoje tanto contribui, sendo a maior unidade de referência em saúde pública do nosso estado. É aqui onde ocorre a resolução dos nossos desafios na área de saúde. Mas não é só na saúde. Como é que se pensa em habitação sem pensar no Flaviano? Então, a gente precisa de mais políticos visionários e que tenham um coração puro, que lutem pelos acreanos. Essa homenagem é justa. Parabéns à família e ao governador”.

Quem foi Flaviano Melo

A homenagem a Flaviano Melo reconhece a trajetória do “Velho Lobo” – como era conhecido – como um dos principais fomentadores do desenvolvimento do Acre, especialmente no setor da saúde. Foi durante seu mandato como governador, entre 1987 e 1990, que Flaviano instituiu a Fundhacre, complexo hospitalar que se tornou referência em atendimento especializado para pacientes do Acre e de estados e países vizinhos.

Flaviano Flávio Baptista de Melo nasceu em Rio Branco, no dia 17 de novembro de 1949, e construiu uma carreira marcada por serviços prestados ao Acre e ao Brasil. Formado em engenharia civil, ingressou na política ainda jovem, filiando-se ao MDB em 1969. Ao longo de sua trajetória, ocupou importantes cargos públicos, como prefeito de Rio Branco, senador, deputado federal e governador do Acre.

Filho do ex-deputado Raimundo Hermínio de Melo e de Laudelina Sousa Baptista de Melo, Flaviano também se destacou pela criação de bairros em Rio Branco, como Manoel Julião e Tucumã, e pela implantação de reservatórios de água que beneficiaram milhares de famílias.

Flaviano era conhecido por seu olhar humanizado e sua dedicação em garantir que os mais vulneráveis tivessem acesso ao cuidado médico. Sua liderança política foi marcada pelo compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e pela defesa da democracia. Mesmo após deixar o governo, continuou atuando na política, sendo deputado federal por quatro mandatos consecutivos. Flaviano faleceu no dia 20 de novembro de 2024, aos 75 anos, em São Paulo, vítima de complicações de uma pneumonia.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

O prefeito Tião Bocalom ao lado de sua esposa Kellem Bocalom e do cantor Wanderley Andrade comemorou a chegada de 2025 em Rio Branco, veja o vídeo

Raimundo Souza

MPAC acompanha ações de saúde na Comunidade do Rio Gregório, em Tarauacá

Jamile Romano

Governo inicia mutirão de cirurgias oncológicas para combater câncer de pele e reduzir filas de espera

Raimundo Souza

Sesacre promove debate sobre saúde mental em ação da campanha Janeiro Branco

Marcio Nunes

Governo do Acre homologa resultado final do concurso para cargos técnicos e administrativos do Iapen

Jamile Romano

Governo destinou R$ 41 milhões à cultura por meio da Fundação Elias Mansour em 2024

Marcio Nunes