23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
ColunistasPanorama Político

Governador Gladson Cameli avalia 2023 de forma positiva e afirma que 2024 será melhor

Publicado em 08/01/2024

Governador Cameli (PP) declarou que2023 foi um ano positivo, mas começou 2024 com o pé direito e otimista pelas ações que serão desenvolvidas pelo governo. Cameli disse ainda que a medida apresentada, nesta sexta-feira, 05, que cria o Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, uma medida pioneira para o estado do Acre. Disse ainda que o conselho vai elevar e projetar o Acre em nível nacional.
“Iniciamos o ano e eu estou bastante otimista e grato. O Acre tem pensado alto. Nós não podemos achar que tem estado melhor que o nosso. Eu sempre gostei e gosto de desafios”, disse. E acrescentou: “Com a ajuda da bancada federal, da Aleac e de todas as instituições, o governo irá vencer e preparar o presente para o futuro das nossas crianças, as autoridades”.
Segundo o governador, o Acre precisa se adaptar à realidade do momento em relação à tecnologia e garantir o protagonismo no assunto. “Nós temos que estar sempre atualizados com o mundo, para que a gente possa ser protagonista em todas as pautas que tratam sobre geração de emprego, desenvolvimento e diminuir a burocracia”, disse.
O governador deu carta branca ao secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), engenheiro eletricista Assurbanipal Mesquita. O secretário lembrou que recentemente, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou a Lei Estadual de Inovação Tecnológica e que o Governo do Acre reestruturou a Federação de Pesquisa do Acre (Fapac), presidido pelo ex-deputado e comunista arrependido, professor Moisés Diniz.
Claro que estamos a falar de um conceito econômico que vai alavancar novos negócios inovadores para o Acre. O Conselho é um grupo de pessoas com mentalidade e conhecimento para construir e dar sequência nas agendas voltadas ao crescimento da ciência e da inovação.
Limpeza geral
Segundo informações, o prefeito Tião Bocalom vai fazer uma limpeza geral nos cargos comissionados que estão a promover campanha contra sua reeleição. Em várias secretarias, como a de Educação, por exemplo, muitos detentores de cargos comissionados defendem outras candidaturas.
Alinhamento
Governo do Acre também fará praticamente o mesmo. Quem não estiver disposto a apoiar o projeto do doutor Alysson Bestene, pré-candidato do PP à Prefeitura de Rio Branco vai ter que deixar os cargos. Claro que no governo existem muito mais petistas-esquerdistas, mas eles também estão a ocupar cargos estratégicos na prefeitura. Vão rodar!
Mãos à obra
Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), esteve novamente visitando a obra do elevado na Estrada Dias Martins, antes das 6 da manhã. Diferente da vez anterior, Bocalom comemorou encontrar o secretário de infraestrutura da capital, Cid Ferreira, e funcionários da empresa contratada já trabalhando.
Madrugaram
“Está aberto aqui hoje, não tive que abrir a obra e já tem barulho de gente trabalhando. Olha ali o secretário. É isso mesmo, levantar cedo para o trabalho”, afirmou Bocalom. O prefeito costuma acordar por voltas das 4h da madrugada. Segundo ele, quem amanhece dormindo perde muito tempo.
Cobrança
Em vídeo nas redes sociais, o prefeito reclamou do secretário, por não ter cumprido com o horário que havia sido acordado. “Eu mesmo tive que abrir a porta, combinei que 6 horas da manhã era para tá todo mundo aqui, mas ninguém chegou”, disse. O prefeito cobrou pontualidade ao secretário e ao responsável pela empresa.
Edital lançado
Por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb), o governo do Acre, lançou edital para a contratação de empresas voltadas à construção de até 1.516 unidades habitacionais distribuídas em Rio Branco e Xapuri. As construtoras interessadas devem efetuar a inscrição até às 16h30 do dia 17 de janeiro, no Departamento de Licitações e Contratos da Sehurb, em Rio Branco.
Qualificação
O edital tem como objetivo a pré-qualificação de empresas da construção civil com capacidade técnica e operacional. Ao mesmo tempo que combate o grande déficit habitacional, o governo vai fortalecer o mercado da construção civil e o comércio local, além de aquecer a nossa economia, com geração de empregos na capital e interior.
Casas e apartamentos
Governo vai construir mil casas na, na Cidade do Povo, e 416 apartamentos no bairro Irineu Serra. Em Xapuri, no Alto Acre, serão construídas 100 casas populares. As residências terão uma padronização de 40 m² de área, enquanto os apartamentos serão de 41,5 m².
Comprometimento
A iniciativa destaca o comprometimento do governo do Estado em promover o acesso à moradia digna e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. O edital e seus anexos estão disponíveis para consulta no site oficial da Sehurb (sehurb.ac.gov.br) ou podem ser solicitados via e-mail: sehurb.licitacoes@gmail.com.
Já colou
Vejo alguns colegas analistas, colunistas, blogueiros afirmando “o moto ensaiado de que o candidato do MDB à Prefeitura e Rio Branco, Marcus Alexandre, representa o PT não vai colar”. De farto, não vi colar, já colou. Marcus não representa o PT, e ele é o PT, e o candidato da esquerda. E não tem como negar.
Lene na base
Vereadora Lene Petecão (PSD) continua na base de apoio do prefeito Tião Bocalom (PP). Pelo visto, o senador Sérgio Petecão, presidente regional do PSD, não consegue convencer nem a irmã a deixar de apoiar a reeleição do prefeito Tião Bocalom (PP).
Pode ser Maximo
Sem poder disputar a reeleição, pois já está no segundo mandato, o prefeito de Poeto Acre, Bené damasceno (PP) pretendia apoiar o professor Sergio Baquer, mas este já disse que não pretende entrar na parada. Por isso, quem ganha força é o ex-presidente da câmara e atual secretário de Administração, vereador Maximo da Quadrangular (PP). Ele é leal, experiente e comprometido com o projeto.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Verdadeiras pragas

Jamile Romano

Inadmissível

Jamile Romano

Nenhuma notícia em rede nacional até agora da situação dos presídios estaduais gaúchos na região metropolitana de Porto Alegre, com essas enchente

Jamile Romano

Lembremos

Jamile Romano

O clima na Embaixada dos Estados Unidos é de desânimo com a eleição de Donald Trump presidente.

Jamile Romano

Fundada em 28 de dezembro de 1882, Rio Branco completa 142 anos neste sábado

Marcio Nunes