30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Panorama Político

Gladson Cameli destaca investimentos em áreas estratégicas ao apresentar mensagem governamental na Aleac

Publicado em 05/02/2026

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou na manhã desta terça-feira, 03, sessão solene que marcou a abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2026. A cerimônia foi marcada pela leitura da mensagem governamental, momento em que o governador Gladson Cameli (PP) apresentou as diretrizes, prioridades e metas para este ano. O ato reuniu autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário e instituições de controle, além de representantes da sociedade civil. Entre as autoridades presentes estiveram o governador do Estado, Gladson Cameli, a vice-governadora, Mailza Assis, além de representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições.

O presidente da Casa, deputado Nicolau Junior (PP), Nicolau Júnior, abriu a solenidade destacando a importância institucional da sessão solene e da leitura da mensagem governamental, ressaltando o compromisso permanente do Parlamento com o diálogo, a transparência e o fortalecimento das instituições. Ele agradeceu a presença das autoridades dos três Poderes, da imprensa e dos servidores, e fez um reconhecimento especial ao governador Gladson Cameli, ressaltando que ele entrou para a história como o único chefe do Executivo a comparecer a todas as aberturas dos trabalhos legislativos, demonstrando respeito e valorização ao Poder Legislativo.

O presidente também enfatizou que 2026 é um ano especial por ser eleitoral, mas garantiu que isso não comprometerá o cumprimento das obrigações parlamentares. Segundo ele, mesmo com a maior presença dos deputados em suas bases, o trabalho legislativo continuará sendo prioridade absoluta. Ele reforçou também a importância da união entre os Poderes, do diálogo constante com a população e do fortalecimento das instituições como pilares para a construção de uma democracia mais sólida e de uma sociedade mais justa, reafirmando o compromisso da Aleac com o desenvolvimento do Acre.

Durante a leitura da mensagem governamental, o governador Gladson Cameli destacou ações já executadas pelo governo estadual e apresentou os principais eixos que nortearão a gestão ao longo de 2026, com ênfase nas áreas da saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento econômico. O chefe do Executivo ressaltou os desafios enfrentados pelo Estado e reforçou o compromisso com políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população acreana.

Cameli destacou que sua presença na Assembleia Legislativa representa o reconhecimento do papel fundamental do Poder Legislativo Estadual e o compromisso com a harmonia, o equilíbrio e o diálogo entre os Poderes. Ele ressaltou a parceria com a vice-governadora Mailza Assis, reafirmou que o Palácio do Governo permanece de portas abertas para o diálogo, independentemente de posições políticas ou eleitorais, e enfatizou que a construção coletiva, baseada no respeito, na crítica propositiva e na colaboração institucional, é um princípio inegociável de sua gestão em favor da democracia e da melhoria das condições de vida da população acreana.

Valorização
“O que trago aqui não são apenas números, são resultados de um trabalho inspirado, planejado e executado para cuidar das pessoas”, afirmou o governador ao destacar que o compromisso de sua gestão começa pela valorização dos servidores públicos. Segundo ele, desde o primeiro dia de governo a folha salarial do Estado nunca atrasou e, sempre que possível, os pagamentos são antecipados.

Emprego e renda
O governador destacou a realização de concursos públicos que beneficiaram mais de oito mil profissionais, os investimentos em obras públicas como forma de gerar emprego e renda, a entrega e recuperação de unidades de saúde, a ampliação da telemedicina, o fortalecimento do TFD e os mutirões de saúde que já ultrapassaram 65 mil atendimentos, além de obras estruturantes e a recuperação de mais de 11 mil quilômetros de ramais e rodovias em todo o Acre.

Prioridade
Gladson Cameli afirmou que a educação é o maior orgulho de sua gestão. “Aqui no Acre, nossas crianças não passam fome e estudam com o mesmo material das melhores escolas particulares”, afirmou, ao citar programas como o Prato Extra, a entrega de fardamento completo e a distribuição de tablets aos estudantes da rede estadual. Ele também ressaltou a valorização dos profissionais da educação, com a contratação de mais de dois mil professores e o maior pagamento de bônus da história do Estado.

Intercâmbio
“Não se faz educação sem professor”, frisou. Por fim, anunciou os próximos passos da área, como o intercâmbio internacional para os melhores alunos da rede pública, a formação de mais de 15 mil estudantes na educação profissionalizante e o avanço para a criação da faculdade estadual. “Estamos construindo um Acre mais justo, com oportunidades e preparado para o futuro”, concluiu.

União de esforços
Muitas ações, segundo o governador, ainda estão em execução, mas fez questão de apresentar um relato das principais entregas e conquistas do governo. “Tudo isso só foi possível graças ao povo acreano, que me confiou a honra de conduzir o Estado em um período marcado por desafios e também por muitas vitórias”, afirmou. Ele destacou que o trabalho continuará com responsabilidade, diálogo e compromisso com o desenvolvimento do Acre, reafirmando que cada avanço alcançado é resultado da união de esforços e da confiança da população nas instituições públicas.

Política social
O discurso também abordou ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, produção rural, industrialização e política social. O governador ressaltou a redução dos índices de violência, o fortalecimento das forças de segurança, a diminuição do desmatamento e das queimadas, além do crescimento das exportações, que alcançaram recorde em 2025. Programas sociais como CNH Social, regularização fundiária, Feirão do Emprego e Juntos pelo Acre também foram destacados.

Agradecimento
Ao encerrar sua fala, Gladson Cameli agradeceu aos servidores, secretários, deputados estaduais e à população acreana pela confiança, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do estado. “Diante de Deus e do povo acreano, encerro desejando a todos um ano produtivo e de harmonia com o Executivo, em busca de novos avanços e triunfos para o nosso estado”, concluiu.

Café da manhã
A Câmara de Rio Branco realizou, na manhã de segunda-feira, 02, café da manhã com profissionais da imprensa para marcar a abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2026. O encontro ocorreu no Hotel Nobile Suítes e reuniu vereadores, jornalistas e autoridades municipais. Durante o evento, o presidente da Casa, vereador Joabe Lira (União Brasil), destacou o desempenho do Legislativo no último ano e projetou um novo ciclo de trabalho com foco em pautas estruturantes para a capital.

Ano produtivo
Segundo ele, 2025 foi o ano mais produtivo já vivenciado pela Câmara Municipal de Rio Branco, tanto em volume de proposições quanto em impacto legislativo e social. “É um ano importante. O ano passado foi o mais produtivo da história da Câmara. Trabalhamos bastante em prol da população de Rio Branco e este ano não vai ser diferente. Estamos empenhados e dedicados. Temos projetos importantes que serão analisados e votados, como o Plano Diretor e a questão do transporte público, que temos compromisso em ajudar a resolver”, afirmou.

Os números
Pelos números do relatório institucional apresentado, somente em 2025 a Câmara de Rio Branco registrou 247 projetos de lei apresentados, 11.469 indicações, 347 requerimentos, 209 emendas protocoladas e a realização de 23 audiências públicas, além de ações como Câmara Itinerante, visitas técnicas, eventos oficiais e campanhas de conscientização.

Nova sede
Joabe Lira também falou sobre o andamento da nova sede da Câmara, uma das principais conquistas recentes da Casa. Segundo ele, a obra está na fase final, com aquisição do mobiliário interno em andamento, e a mudança para o novo prédio deve ocorrer nos próximos meses. “A nossa tão esperada sede está quase finalizada e ficando muito bonita. Estamos na fase de aquisição do mobiliário interno e acreditamos que, em até 60 dias, devemos realizar a mudança. Será um espaço com mais conforto para a população e também para a imprensa”, disse.

Convidado especial
Na condição de convidado especial, o Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), que também participou do encontro, ressaltou a importância da relação institucional entre os poderes Executivo e Legislativo. Ele destacou que a gestão municipal tem mantido os repasses dentro do limite máximo permitido, contribuindo para a valorização e estruturação da Câmara de Rio Branco.

Respeito
“Sempre procurei respeitar os limites de cada poder. Sei qual é a função do vereador e valorizo muito o Legislativo. Nunca a Câmara foi tão valorizada como nos últimos anos. Isso pode ser visto nas emendas e na conquista da sede própria”, declarou o prefeito Tião Bocalom, que poderá renunciar ao mandato em abril para ser candidato ao governo do Acre.

Tribuna Livre
Programa Tribuna Livre desta segunda-feira, 02, na TV Rio Branco-Rede Cultura, recebeu o pré-candidato ao governo pelo PSB, médico e professor Thor Dantas. Ele terá apoio do PT, PC do B e dos demais partidos de esquerda que compuseram a extinta Frente Popular do Acre (FPA). A aliança de esquerda ainda não definiu o candidato a vice-governador nem.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Para quem quer produzir factoide e fake News uma foto é suficiente

Marcio Nunes

Governo do Acre atrai mais de R$ 16 milhões em investimentos com instalação de novas indústrias em Rio Branco e interior

Marcio Nunes

Governador almoça com empresários da indústria e reforça apoio ao setor produtivo

Jamile Romano

Na TV Rio Branco, secretária de meio ambiente comemora redução de alerta de desmatamento e de focos de incêndios em 2023

Antonio Muniz

Gladson Cameli apresenta oportunidades de negócios em evento empresarial na China

Antonio Muniz

Governo anuncia mais de R$ 20 milhões de reais para atrair novos negócios na indústria acreana

Marcio Nunes