Atualizada em 22/05/2025 10:33
O governador do Acre, Gladson Cameli, participou nesta quinta-feira (22) da abertura das sessões de trabalhos técnicos da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), realizada no centro de convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.
O encontro reúne representantes de 43 estados subnacionais de 11 países, que juntos são responsáveis por mais de um terço das florestas tropicais do planeta. A reunião tem como foco o fortalecimento de estratégias voltadas à preservação ambiental e à promoção da nova economia florestal.
Durante seu discurso, o governador Gladson Cameli ressaltou a importância do evento como espaço para troca de experiências e fortalecimento das políticas ambientais.
“Estamos dando continuidade à nossa 15ª reunião anual do GCF, que nesses quatro dias tem nos permitido compartilharmos conhecimento e ampliarmos nossos debates e vivências com o objetivo de consolidarmos a construção da nova economia florestal, e dessa maneira estabelecermos mecanismos necessários para sustentabilidade ambiental através da preservação e conservação das nossas florestas”, afirmou.
Cameli destacou ainda que o encontro serve como preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em novembro, na cidade de Belém (PA).
“A Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas tem entre suas missões a de garantir diálogo e, sobretudo, resultados das nossas estratégias subnacionais para ascensão da nova economia florestal, e dessa maneira destacar a liderança e o protagonismo das nossas ações pela defesa do meio ambiente durante a COP-30, que acontecerá no mês de novembro, em Belém, traduzindo discursos em práticas e gerações de oportunidades econômicas para sobrevivência humana”, afirmou.
O governador aproveitou a ocasião para agradecer a presença das lideranças internacionais que vieram ao Acre participar das discussões.
“Nesta oportunidade, agradeço a presença de todos os governadores que visitam o Acre e aqui estão para contribuírem significativamente para as discussões acerca do tema da nova economia florestal em cada um dos seus estados e dessa maneira influenciarem suas regiões com a consciência ambiental que tanto buscamos”.
Ele também relembrou a importância histórica da participação do estado em encontros anteriores do GCF.
“Acredito que a maioria das senhoras e senhores sabem que o Acre sediou uma reunião do GCF no ano de 2014 aonde foram alinhadas estratégias de colaboração e parcerias cujo intuito foi de fortalecer a governança em torno das políticas de proteção das nossas florestas tropicais, e é nesse sentido que continuamos atuando de forma unificada para capacitação de lideranças e implementação de programas que nos ajudem a desenvolver as ações do GCF em todos os governos subnacionais”.
Por fim, agradeceu o apoio dos novos membros e parceiros do GCF.
“Agradeço também aos novos membros e parceiros que nos permitirão maiores e melhores investimentos em nossas jurisdições e comunidades porque através da nossa união e colaboração, não há dúvidas que o futuro é sustentável”, concluiu.