26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Gestores e técnicos do Acre participam de debate sobre integração do sistema de cadastro ambiental brasileiro em Brasília

Publicado em 21/03/2025

Com objetivo de debater melhorias no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e promover maior integração e padronização do sistema de cadastro ambiental  brasileiro, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente (Imac), participou nesta quinta-feira, 20, da reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em Brasília (DF).

Representantes dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal estiveram reunidos para compartilhar experiências, oportunidades e necessidades relacionadas ao CAR.  A reunião foi oportuna para ampliar o diálogo sobre os desafios enfrentados pelos estados na busca por soluções que possibilitem uma atuação mais eficaz e integrada, alinhando ações para o fortalecimento do sistema em todo o país.

Participaram, representando o governo do Acre, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Renata Souza, e o presidente do Imac, André Hassem, acompanhados da diretora de Licenciamento Ambiental de Atividades Rurais, Florestais e Fauna, Ana Paula Souza, e da chefe do Departamento de Licenciamento Ambiental, Rural e Florestal, Cristiane Araújo, ambas do Imac; bem como do coordenador técnico do Escritório do CAR e do Programa de Regularização Ambiental (PRA) na Sema, Cláudio Cavalcante, e do assessor técnico da presidência do Imac, Roberto França.

Em sua fala, Renata Souza ressaltou a importância do encontro para traçar pontos comuns entre os estados frente aos desafios do CAR: “A reunião buscou identificar as dificuldades e, a partir daí, elaborar um plano de ação que contemple as necessidades dos estados. Esse plano será transformado em um documento com diretrizes para implementar as convergências nos desafios enfrentados pelos estados e para otimizar a implementação do Código Florestal”.

Representaram o governo do Acre a secretária adjunta da Sema, Renata Souza, e o presidente do Imac, André Hassem. Foto: cedida

André Hassem enfatizou a importância, especialmente para os estados da Amazônia Legal, de discutir sobre o CAR. “O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta crucial para unificar os dados ambientais das propriedades rurais, o que permite um controle mais eficaz e contribui para o monitoramento e combate ao desmatamento”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Procuradora-geral do Estado é eleita primeira mulher presidente do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado do Acre

Marcio Nunes

Fiéis montam tapetes de Corpus Christi e reforçam tradição no Centro de Rio Branco

Jamile Romano

Expoacre 2025: Sebrae prepara atrações para as nove noites de feira em Rio Branco

Jamile Romano

Gestores estaduais de agricultura levantam propostas para governadores da Amazônia Legal

Jamile Romano

Judiciário acreano presta homenagens com a medalha da Ordem do Mérito

Marcio Nunes

Central de Referência realiza encontro com famílias na Escola Pedro Martinello

Raimundo Souza