25.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Fundhacre e Rotary criam o primeiro banco de órteses para tratamento do Pé Torto Congênito no Acre

Publicado em 09/12/2025


A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) oficializou, nesta segunda-feira, 8, a criação do primeiro banco de órteses para tratamento do Pé Torto Congênito (PTC) no Acre. A iniciativa, construída em parceria com o Rotary Club Rio Branco – Amazônia, vem para somar ao ambulatório especializado que já funciona na Fundação por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fundhacre oficializa criação do primeiro banco de órteses do Acre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Com a doação inicial de 60 órteses ortopédicas, utilizadas no método Ponseti – protocolo reconhecido como o mais eficaz para correção do PTC – o hospital passa a oferecer às crianças um cuidado ainda mais completo para assegurar o uso contínuo do dispositivo, etapa necessária para evitar que a deformidade retorne.

As órteses do tipo “botinha” podem custar até R$ 1 mil no mercado particular. Agora, com o banco de órteses, o acesso será imediato, gratuito e acompanhado pela equipe médica especializada da Fundhacre, formada pelos ortopedistas Pothyra Pascoal e Nelson Marquezini, coordenador do ambulatório de PTC. As órteses serão distribuídas e recolhidas quando houver necessidade de troca, levando o serviço para outras crianças.

Um total de 60 órteses doadas poderão ser reutilizadas ao final dos tratamentos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Para a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, o momento marca a consolidação de um serviço que nasceu do esforço conjunto entre profissionais, governo e parceiros. “Hoje é um dia histórico para a saúde pública. Estamos criando um banco de órteses que vai permitir atender de imediato as nossas crianças, expandindo o serviço da oficina ortopédica que retomamos com muito esforço. Teremos um estoque permanente, para que nenhum paciente interrompa o tratamento por falta desse material tão importante”, afirmou.

A ortopedista Pothyra Pascoal, uma das responsáveis por trazer a iniciativa para o estado, explica o impacto na vida das famílias. “Essas botinhas são a parte mais importante do tratamento, porque impedem que a deformidade volte. Muitas famílias enfrentavam filas ou precisavam comprar no particular. Agora, com a pronta entrega, a gente garante que as crianças concluam o tratamento até o fim. Mais do que botinhas, isso significa crianças correndo com os pezinhos perfeitos”, disse.

Presidente Sóron Steiner assinou o termo de oficialização junto aos parceiros. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Funcionando no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), junto à Oficina Ortopédica, o banco de órteses é resultado de um convênio firmado a partir do projeto internacional de subsídio global do Rotary, que mobilizou clubes do Brasil e da Alemanha para qualificar profissionais e viabilizar a aquisição das órteses.

“Esses projetos precisam chegar às comunidades. E aqui no Acre encontramos uma equipe preparada, com a doutora Pothyra e o doutor Marquezini à frente desse trabalho. Hoje instalamos esse projeto com a certeza de que ele vai crescer muito, com apoio da comunidade e de nossos parlamentares. A deficiência não escolhe casa, e o Rotary tem esse compromisso de alcançar quem precisa”, ressaltou o presidente do Rotary Club Rio Branco – Amazônia, Isaías Júnior.

A criação do banco de órteses mostra o esforço das equipes do governo do Estado, da Fundhacre e do Rotary Club em possibilitar que as crianças com Pé Torto Congênito tenham acesso ao que precisam. Com esse serviço, a Fundhacre passa a oferecer um cuidado mais completo e dá às famílias uma maior segurança para permanecer no tratamento em todas as suas fases.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisa aponta Marcus Alexandre com 50%, Bocalom tem 19%, Jarude 9% e Alysson 4%

Marcio Nunes

Marcus Alexandre diz que não será vice e defende protagonismo do MDB nas eleições de 2026

Jamile Romano

Rádio Aldeia FM de Brasileia ganhará nova sede na parte alta da cidade em setembro

Raimundo Souza

Polícia Civil prende em Xapuri suspeito de planejar ataque criminoso

Redacao

Recepção acreana gera experiências positivas a visitantes do Salão do Turismo

Kevin Souza

Prefeitura intensifica ações de recuperação viária com chegada do verão Amazônico

Marcio Nunes