28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Fundhacre e parceiros levam cortes de cabelo gratuitos em ação para idosos internados

Em celebração ao Dia dos Pais, a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), promoveu neste domingo, 10, uma ação social na ala de geriatria da instituição – o Hospital do Idoso – em Rio Branco. A iniciativa ofereceu cortes de cabelo e barba gratuitos, café da manhã e lembranças aos pacientes internados que são pais, marcando o início do projeto Toque de Cuidado, que passa a funcionar semanalmente na unidade.

Com o apoio de barbeiros voluntários, o projeto busca reforçar a humanização do atendimento e promover momentos de descontração e valorização dos idosos. “A partir de agora, todos os domingos teremos atendimento com essa equipe para cuidar dos nossos pacientes internados. Cortes de cabelo e cuidado com a aparência são também formas de tratamento, porque amor e cuidado também curam”, destacou a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.

Ação vem para ajudar a resgatar a autoestima e o bem-estar dos pacientes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A ação nasceu de uma proposta apresentada por Michael Cruz, proprietário de uma barbearia, que já havia identificado a necessidade durante uma visita à unidade. “Ano passado, quando vim visitar um amigo aqui, vi a necessidade de ajudar. É simples, mas acredito que um pouco de dignidade e atenção já fazem diferença”, afirmou Michael. Ao todo, 13 pacientes receberam atendimento da equipe de barbeiros.

Michael Cruz fez do Dia dos Pais um momento de cuidado que virou projeto. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O sentimento foi compartilhado pelos pacientes, como o senhor José Cândido de Souza, de 83 anos. “Achei que tudo foi mandado por Deus. Eu tenho que agradecer todo esse povo [do hospital] que está com a gente fazendo isso com toda bondade e carinho”, disse ele. Ao terminar o atendimento, José Cândido passou a mão pelo cabelo, se olhou no espelho e sorriu, esquecendo por um momento que estava internado.

José Cândido agradeceu emocionado pelo cuidado e carinho recebidos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O projeto começa com um corte de cabelo e uma boa conversa, mas carrega um significado ainda maior, pois dentro de cada leito há histórias que merecem ser reconhecidas. Com o apoio do governo do Acre, ações como essa mostram que a saúde pública vai além dos procedimentos médicos. É também sobre criar vínculos, cuidar com dignidade e fazer com que, mesmo nos dias mais difíceis, as pessoas se sintam vistas e respeitadas.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado divulga novas alterações em programa de incentivo tributário para empresas do setor produtivo

Marcio Nunes

STF deve julgar dia 14 regras sobre investigação de acidentes aéreos

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre alerta sobre golpes de cobranças por serviços jurídicos

Marcio Nunes

Mínimas abaixo de 15°C: temperaturas caem no Acre com chegada de frente fria intensa

Jamile Romano

Câmara Municipal presta homenagens por ações de apoio às vítimas da enchente

Marcio Nunes

TJAC convoca estagiários de graduação e pós-graduação para entrega de documentos

Jamile Romano