22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Fórum de Bioeconomia da Amazônia 2025 destaca a industrialização da Amazônia acreana

Publicado em 19/08/2025
Evento acontece de 20 a 23 de agosto com participações internacionais em Rio Branco
De 20 a 23 de agosto, o Acre recebe a 3ª edição do Fórum de Bioeconomia da Amazônia, com o tema “A Industrialização da Bioeconomia Amazônica Acreana”. O evento é realizado pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento e correalização do Sebrae, reunindo produtores, empreendedores, startups, técnicos e investidores para debater e fomentar o uso sustentável das riquezas naturais do estado.
De acordo com Mirla Miranda, coordenadora da Câmara Técnica de Bioeconomia do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, desde sua criação, em 2023, o Fórum vem se consolidando como um espaço estratégico para fortalecer as cadeias produtivas e apresentar soluções inovadoras que transformem a matéria-prima local em produtos industrializados, gerando emprego, renda e visibilidade para o Acre. “É hora de inverter a lógica. Durante anos o Acre enviou sua matéria-prima para fora. Agora queremos produzir aqui, agregar valor e mostrar ao mundo as maravilhas que os acreanos têm a oferecer”, afirma Mirla.
Este ano, o evento dará destaque para duas cadeias de grande potencial econômico: o cupuaçu e o bambu. O cupuaçu, fruto já famoso no passado, retorna ao debate como matéria-prima para a produção de manteigas, doces e derivados com alto valor agregado. Já o bambu, abundante em todo o estado, será apresentado como alternativa sustentável para os setores moveleiro, de construção civil, cosmético, alimentício, artesanato e decoração.
Além desses dois produtos, o Fórum abordará outras cadeias estratégicas, como óleos e manteigas naturais amazônicas — copaíba, murumuru, buriti, entre outros — e o mel acreano, que se destaca por seu sabor único, resultado da diversidade de flores visitadas pelas abelhas na floresta.
A programação também contará com presenças internacionais. Entre os convidados estão o presidente da World Bamboo Organization, Michel Abadi, e representantes da Dasso XTR, maior empresa do mundo no uso do bambu como matéria-prima. Eles irão compartilhar experiências e oportunidades de negócios para o setor.
Durante o evento, o público poderá conhecer estandes com produtos amazônicos, conversar com produtores, participar de palestras técnicas e ter contato direto com investidores interessados em desenvolver negócios sustentáveis na região.
Segundo o diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, o Fórum também é uma oportunidade para alinhar desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental:
“O Sebrae busca identificar e impulsionar oportunidades de negócios que estejam alinhadas às práticas de ESG, gerem impacto positivo e sejam sustentáveis tanto no ambiente empresarial quanto no ambiental. O Acre tem potencial para ser referência nacional e internacional em bioeconomia, e eventos como este ajudam a transformar esse potencial em realidade”, declarou.
Convite aberto
O Fórum é destinado a produtores agroflorestais, empreendedores criativos, startups e todos que acreditam no potencial da bioeconomia para transformar o Acre em uma potência produtiva. A proposta é inspirar ações concretas de industrialização, valorizando o que é produzido localmente e mantendo a geração de renda no estado.
A 3ª Edição do Fórum de Bioeconomia da Amazônia é promovida pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, com a correalização do Sebrae e o apoio de importantes parceiros: BIOSAMAZONIA, Instituto Federal do Acre, ECOAM e Impact HUB Manaus. O evento também contará com participação internacional, reunindo representantes do Bio Economy Amazon Summit, World Bamboo e Dasso XTR Fused Bamboo for Exterior Use.
As inscrições gratuitas já estão disponíveis no site ac.loja.sebrae.com.br e haverá a emissão de certificado.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fechada há cinco anos, ordem de serviço para revitalização da Biblioteca da Floresta é assinada

Jamile Romano

Sine Acre anuncia 51 vagas de emprego em Rio Branco

Kevin Souza

15 de agosto, dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

Raimundo Souza

STF julga indulto de Bolsonaro a condenados por Massacre do Carandiru

Redacao

Projeto literário desperta gosto pela leitura na Escola Elozira dos Santos Thomé

Redacao

Governo avança com construção de casas populares em Rio Branco e primeiras entregas ocorrem em 2025

Marcio Nunes