24.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 17 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Famosos

Filho de Viih Tube e Eliezer: Entenda a cirurgia que ele vai passar

Atualizada em 26/01/2025 11:23

Foto: Reprodução/ Globo

A fonoaudióloga Flávia Puccini, responsável pela saúde da família de Viih Tube e Eliezer, avaliou Ravi, filho do casal, no último fim de semana. Após a consulta, ficou decidido que o bebê passará por uma frenectomia, mesma intervenção realizada anteriormente em sua irmã mais velha, Lua, conforme a médica revelou para o jornal OGlobo.

A frenectomia corrige a anquiloglossia, conhecida como língua presa, e requer preparo prévio. Dra. Flávia explicou, em suma: “O meu papel é preparar, é corrigir a disfunção oral”. Segundo ela, a disfunção ocorre quando a musculatura da boca não funciona corretamente, o que pode afetar tanto bebês que amamentam quanto os que não amamentam.

A profissional logo detalhou o processo: “A gente precisa preparar essa boquinha, regular essa musculatura para quando a gente fizer o procedimento […] a cicatrização fica melhor”. A preparação e o acompanhamento pós-cirúrgico foram decisivos para o sucesso da intervenção em Lua, que teve sua fala e alimentação aprimoradas após o tratamento.

Especialista explica melhor a anquiloglossia e frenectomia

A fisioterapeuta Dra. Lígia Conte destacou também ao OGlobo que a anquiloglossia é mais comum do que muitos imaginam, afetando grande parte da população devido à presença de um gene dominante. Ela explicou que, quando não tratada, essa condição pode causar dificuldades na amamentação, digestão, problemas ortodônticos e até desvios posturais dos filhos.

A especialista então ressaltou que o diagnóstico precoce e a intervenção adequada podem reduzir os efeitos da língua presa na infância e na vida adulta. “Com um diagnóstico precoce e a intervenção adequada, os impactos na vida da criança e na vida adulta podem ser minimizados, além de muitos sofrimentos hoje normalizados na maternidade, como a dor ao amamentar e o desmame.”

Nos Estados Unidos, o aumento nos diagnósticos e tratamentos reflete a conscientização sobre a condição. A frenectomia a laser é o procedimento mais indicado, realizada em poucos minutos com anestesia local. Porém, Dra. Lígia alerta: “Muitos bebês simplesmente são submetidos ao ‘pic’, sem reabilitação na sequela, o que traz ainda mais danos”.

O Fuxico

Artigos Relacionados

Viih Tube exibe foto antiga e revela planos para 2025: ‘Eu sou minha própria meta’

Raimundo Souza

Carlos Villagrán, o Quico, faz tributo emocionante a Silvio Santos; VEJA VÍDEO

Raimundo Souza

Wanessa faz novas revelações sobre bulimia e anorexia por comparações com Sandy

Jamile Romano

Lexa anuncia que não vai desfilar no Carnaval de 2025

Jamile Romano

Neymar vai processar Luana Piovani após troca de ofensas nas redes sociais

Jamile Romano

Preta Gil fala sobre doença e faz alerta: “Escutem o corpo de vocês”

Jamile Romano