23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

FAMPE 100 impulsiona negócios liderados por mulheres no Acre

Publicado em 21/08/2025
Oferecer oportunidades para mulheres empreendedoras acessarem crédito com mais facilidade é o objetivo da nova modalidade do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), o FAMPE 100. Essa linha foi criada para fortalecer o empreendedorismo feminino com garantia de 100% do valor da operação de crédito, dispensando a necessidade de apresentar bens como garantia ou um avalista. E faz parte do Programa Acredita, do governo federal.
                No Acre, a primeira empresa a acessar esta modalidade foi a Quitutes de Mamis, liderada por Priscila Souza. Ela relata que conheceu o FAMPE 100 pouco tempo após a abertura da conta bancária como Pessoa Jurídica no Sicoob, por indicação do gerente financeiro. “Eu estava fazendo movimentações bancárias de forma errada, então meu gerente apresentou esse programa e disse que poderia me ajudar a crescer como empresa”, disse.
                O crédito foi o pontapé para impulsionar a produção de doces e bolos da Quitutes de Mamis. “Pude comprar novos equipamentos para minha cozinha, aumentar minha produção e ainda abrir um ponto de atendimento física na minha casa, pois trabalhava apenas com vendas online”, destacou.
                Segundo pesquisas do Sebrae Nacional, as mulheres empreendedoras frequentemente recebem empréstimos menores e enfrentam taxas de juros mais altas que os homens. Dado este cenário, a gestora de Crédito do Sebrae no Acre, Julci Ferreira, ressalta que o FAMPE 100 tem sido um divisor de águas as empreendedoras, pois amplia o acesso ao crédito sem a exigência de garantias tradicionais.
                “Esse programa garante mais que uma linha de crédito, ele abre portas e é uma ferramenta de empoderamento. O FAMPE 100 permite que mulheres empreendedoras transformem seus projetos em realidade, superando barreiras históricas de acesso a financiamento e mostrando a força dos negócios liderados por elas”, pontuou.
                Empresas com participação majoritária feminina no capital social ou administradas por mulheres podem solicitar a linha de crédito, inclusive Microempreendedoras Individuais (MEI). Esta iniciativa visa tornar o crédito mais acessível e com condições mais competitivas, como taxas de juros reduzidas e maior facilidade na aprovação.
                “Não tenho nem palavras para agradecer ao Sebrae por ter esse programa que facilita a nós, mulheres empreendedoras, o crescimento do nosso empreendimento”, finalizou Priscila.
                O programa contempla, ainda, uma jornada de crédito assistido, onde a empresária pode buscar auxílio no Sebrae para organizar e planejar as finanças, recebendo um acompanhamento contínuo de um Agente de Crédito para transformar os recursos em benefício real ao seu empreendimento.
                Para mais informações sobre o FAMPE 100, entre em contato no 0800 570 0800 ou acesse sebrae.com.br/fampe.
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

Redacao

Com Bolsonaro sob risco, defesa tem até as 20h34 para explicar “plano de fuga” a Moraes

Kevin Souza

Congresso e governo Lula causam peso extra de mais de R$ 300 bi na conta de luz

Raimundo Souza

STF: Moraes reage e manda juntar entrevistas e posts de Eduardo a ação

Raimundo Souza

Estado realiza sorteio turbo do Nota Premiada Acreana com prêmio anual de R$ 70 mil nesta quarta

Raimundo Souza

CAP/Ufac Abre Inscrições para Sorteio de Vagas e Formação de Lista de Espera 2026

Raimundo Souza