25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ex-governador Tião Viana alerta sobre doença transmitida por Caramujos

Em uma publicação nas redes sociais, o ex-governador Tião Viana alerta para o perigo: “Caramujos se alimentam das fezes de ratos infectados com o parasita, assim, ficam portadores e contaminantes. Capaz de se alimentar de diversos tipos de plantas ornamentais, verduras e frutas”.

Esse foi o alerta para a população acreana sobre a meningite transmitida por caramujos – meningite eosinofílica que está crescendo no estado.

Na mesma publicação Tião Viana chama atenção para o pós fase aguda a dor de cabeça pode persistir por longos períodos e esclarece que esse tipo de meningite tem uma taxa de mortalidade de 3%.

O tratamento mais eficaz são analgésicos, corticóides e remoção de líquido cefalorraquidiano em intervalos frequentes para reduzir a pressão no sistema nervoso central

angiostrongylus cantonensis

O parasita, angiostrongylus cantonensis, presente nos caramujos, foi importado por cooperativas do Paraná na década de 80 no intuito de comercializá-los como uma alternativa culinária em substituição ao escargot.

A doença que tem como principais sintomas dor de cabeça intensa, febre, rigidez de nuca, vômitos, desorientação, convulsões pode levar a pessoa ao coma.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

Redacao

Vice-governadora Mailza abre programação da Assistência Social e Direitos Humanos na Expoacre Juruá com apresentação de crianças e adolescentes

Jamile Romano

Prefeitos do Acre se reúnem para avançar em solução definitiva para resíduos sólidos, água e esgoto nos municípios

Marcio Nunes

A Santa Casa da Amazônia e o Vereador Joabe Lira levaram sábado (24), amor e saúde a o ramal Itucumã; Veja

Raimundo Souza

Programa Mais Médicos amplia acesso à saúde no Acre com 13 novas vagas

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco lança campanha de prevenção à obesidade

Raimundo Souza