22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Estado reforça a importância dos cuidados paliativos e a prevenção no combate ao câncer

Publicado em 28/11/2023

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados paliativos no tratamento da doença. A data, instituída em 1988 pelo Ministério da Saúde, é um momento propício para aumentar a conscientização sobre a enfermidade que o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam como das mais frequentes e mortais.

No Brasil, o câncer de pele não melanoma é o mais comum, seguido pelo câncer de mama em mulheres e de próstata em homens. Os dados alarmantes revelam a urgência de abordagens eficazes na luta contra o câncer, incluindo a importância dos cuidados paliativos.

Receber um diagnóstico de câncer pode ser devastador, e os cuidados paliativos surgem como um suporte vital nesse contexto. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) registrou 81.597 atendimentos oncológicos de janeiro a outubro deste ano, oferecendo 12 especialidades médicas para o tratamento da doença.

A equipe multidisciplinar da Unacon é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Olda Magalhães, médica de família e comunidade da unidade, destaca: “Nosso trabalho é proporcionar uma assistência multidisciplinar focada na qualidade de vida do paciente e seus familiares. Com os cuidados paliativos, abordamos de maneira integral os aspectos físicos, sociais e psicológicos da doença”.

Além dos tratamentos avançados, a prevenção continua sendo essencial. Hábitos saudáveis, como não fumar, evitar o sedentarismo e manter uma alimentação equilibrada são medidas efetivas na redução de riscos. A proteção solar e exames periódicos também são fundamentais. Em casos de risco elevado, exames genéticos podem ser decisivos para um diagnóstico precoce e um planejamento terapêutico eficaz.

Há cerca de três anos, a atriz e professora de teatro Claudia Toledo descobriu um câncer de mama após fazer exame de mamografia. Realizou o tratamento e venceu a doença. Paciente da Unacon, enfatiza a importância da prevenção e dos cuidados continuados.

“Após vencer o câncer, transformei minha experiência em arte para incentivar o autocuidado. A detecção precoce e a manutenção do tratamento são fundamentais. Enfrentar o câncer é desafiador, e a prevenção e os cuidados são vitais”, afirma.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Universidades federais decidem continuar em greve após acordo do governo com sindicato

Jamile Romano

Butantan pede registro de vacina contra dengue para Anvisa

Marcio Nunes

Pequenas empresas nos EUA se preparam para dificuldades com tarifas de Trump

Kevin Souza

Congresso se reaproxima do governo e desloca crise para o Judiciário após operações

Raimundo Souza

Crianças brasileiras estão mais altas e mais obesas, revela estudo

Jamile Romano

Presidente do INSS é afastado após operação da PF e CGU sobre descontos não autorizados em benefícios

Jamile Romano