23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado apresenta Acre como local estratégico na Rota Quadrante Rondon

Publicado em 29/03/2025

Secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita (à direita), tratou sobre encontro no Mato Grosso com o secretário de Desenvolvimento daquele estado, Céxar Miranda. Foto: Wesley Moraes/Repac

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), promove, em abril, encontro para apresentar o estado como local estratégico dentro da Rota Quadrante Rondon, pela conexão com os portos do Oceano Pacífico via Peru. O evento, que será realizado no Mato Grosso, busca reunir representantes de ambos estados, bem como empresários.

O assunto foi tratado pelo titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso, Cézar Miranda, durante encontro com o presidente do Brasil em exercício e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ocorrido na quinta-feira, 27, em Brasília.

A Rota Quadrante Rondon é uma das cinco Rotas de Integração Sul-Americana que fazem parte de projeto do Ministério do Planejamento e cujo objetivo é incentivar o comércio do Brasil com os países vizinhos, reduzindo tempo e custo de transporte de mercadorias entre eles e a Ásia. Essa rota é integrada pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

“Nosso objetivo é apresentar e mostrar a importância do trecho dessa rota que passa pelo Acre, especialmente pela proximidade do Estado com o Peru para acesso aos portos do Oceano Pacífico, reduzindo tempo e facilitando o acesso aos mercados asiáticos”, disse o secretário da Seict.

“Dos estados da Rota Quadrante Rondon, o Mato Grosso é o que mais exporta e utiliza a infraestrutura. Hoje, a soja que é produzida em volume significativo lá, está fluindo em direção a Porto Velho, via Rio Madeira em direção ao Canal do Panamá. Queremos mostrar que o Acre tem uma conexão estratégica que pode ser usufruída pelos empresários locais”, reforçou Assurbanípal Mesquita.

O encontro, explicou ele, segue exemplo de iniciativa já realizada em Rondônia e será de integração de informações dos dois estados visando ação conjunta na busca dos apoios. “Uma vez que que eles se interessam, as melhorias das nossas rotas passar a ser também pauta deles”, exemplificou.

Conforme Assurbanípal, o secretário de desenvolvimento do Mato Grosso avalia que a rota acreana é interessante, especialmente pelo fato de que o acesso aos portos do pacífico é feito apenas por um país, que é o Peru, “o que significa menos burocracia alfandegária, por exemplo”.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Na capital, o Rio Acre volta a cair a 5 centímetros de seu mínimo histórico

Raimundo Souza

Centro de Mídias do Estado produziu mais de mil conteúdos educacionais e alcança 15 mil pessoas por mês

Raimundo Souza

Povos originários têm que participar de debate sobre terras raras, diz Marina

Raimundo Souza

Governo federal já devolveu R$ 1,29 bi para aposentados e pensionistas

Redacao

Estudante de escola pública do Acre conquista bolsa integral para cursar medicina na PUC-PR: ‘Chorei de alegria’

Raimundo Souza

Estado e prefeitura selecionam empreendedores para atuarem na Feira Natalina 2024

Marcio Nunes