30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estado alerta para cuidados com a saúde e meio ambiente durante período de seca

Atualizada em 01/08/2024 08:43

Em decorrência da baixa umidade do ar, a população do Acre vem sendo atingida por diversos problemas de saúde, como síndromes gripais e doenças respiratórias. Para amenizar os impactos climáticos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), repassa alguns cuidados que podem ser adotados durante esse período.

O coordenador do Centro de Operações de Emergência e Saúde da Sesacre, Marcos Malveira, explica as medidas preventivas com relação a fumaça e a baixa umidade do ar, especialmente durante a temporada de queimadas.

“A baixa umidade do ar pode ressecar as vias aéreas respiratórias e a pele, além de aumentar o risco de infecções respiratórias. Então, para nos proteger, devemos beber bastante água ao longo do dia para manter o corpo hidratado e ajudar a aliviar a irritação nas vias aéreas superiores e, se possível, usar umidificadores de ar dentro de casa para aumentar a umidade do ar. Alternativamente, colocar água em locais estratégicos ou toalhas molhadas nos ambientes”, orienta o coordenador do COE.

A previsão do clima para os meses de agosto, setembro e outubro segue indicando a baixa umidade do ar, segundo dados do Monitoramento hidrometereológico produzido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que também demonstra a previsão de temperatura acima da média em toda a Amazônia Legal. Por isso, é de suma importância redobrar os cuidados com a saúde e o meio ambiente.

Outro fator agravante são as queimadas, que além de poluir o meio ambiente, corroboram para o agravo de doenças, como explica Marcos Malveira. “Primeiramente, é importante entender que a fumaça e a baixa umidade do ar podem causar vários problemas de saúde. A fumaça contém partículas finas que podem irritar os olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias como asma e bronquite”, explica.

boletim do tempo, produzido pela Sema, demostra que, mesmo com a previsão de chuva para os próximos dias, o indicativo é que seja abaixo do esperado para o período. Por isso, alguns outros cuidados podem ser adotados, tais como: evitar atividades ao ar livre em dias de muita fumaça, manter as janelas e as portas fechadas. Se precisar sair, fazer uso de máscaras que filtrem partículas finas, cuidar da alimentação, consumindo alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes, como frutas e verduras que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Manter uma higiene nasal, fazendo lavagem nasal constantemente com soro fisiológico para limpar as vias aéreas respiratórias e reduzir a irritação causada pela fumaça.

“Os principais grupos de risco são crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios que devem ter cuidado redobrado. É preciso estar atento a qualquer sinal de dificuldade respiratória e, se necessário, procurar atendimento médico. Lembre-se, pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença na sua saúde e bem-estar”, pontua o coordenador.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Horto Florestal terá mais câmeras, policiamento e controle de acesso ao parque

Marcio Nunes

Deracre avança com obras de concretagem da Orla do Rio Acre em Brasileia

Marcio Nunes

Detran terá horário de atendimento diferenciado durante esta semana; confira

O Rio Branco

Acre celebra mais R$ 1,8 bi de exportações nos últimos seis anos

Jamile Romano

Brasil tem quase mil mortes por dengue em investigação

Marcio Nunes

Roberto Duarte desafia Gladson Cameli a zerar ICMS sobre alimentos essenciais no Acre

Marcio Nunes