23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreUncategorized

Enem PPL é aplicado nos 8 centros socioeducativos do Acre

Publicado em 15/12/2023

O direito à educação, mencionado nos artigos 4 e 124 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), constitui um conjunto de normas que o poder público deve respeitar e garantir com máxima prioridade, inclusive em situações de privação de liberdade.

Assim, os adolescentes sob medidas socioeducativas em meio fechado e semiliberdade custodiados pelo Instituto Socioeducativo do Estado do Acre realizaram, nesta terça e quarta-feira, 12 e 13, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2023.

O ISE registrou 58 socioeducandos inscritos no exame nos oito centros socioeducativos do Acre. A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), para os alunos que concluíram o ensino médio e desejam ingressar em uma instituição de nível superior.

O Enem PPL tem a mesma estrutura da avaliação convencional, com 180 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e redação; e é aplicado em todo o território brasileiro, tanto nas unidades prisionais quanto nas socioeducativas.

“A realização do evento transcorreu de forma muito tranquila. Registramos uma baixa taxa de ausências, com a presença da maioria dos alunos. Essa prova é uma ferramenta de inclusão que busca oportunizar novas perspectivas de vida, além de contribuir para elevar a escolaridade da população prisional brasileira”, afirma a coordenadora de aplicação no Centro Socioeducativo Santa Juliana, Eliza Nascimento.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Aumento no número de consultas em nefrologia na Fundhacre reflete avanço na saúde pública do Acre

Marcio Nunes

Educação realiza formação continuada para novos professores mediadores da rede estadual

Marcio Nunes

Sebrae valoriza piscicultura e panificação na Expoacre 2025

Jamile Romano

Estado conscientiza população sobre os direitos da pessoa idosa

Raimundo Souza

Geoglifos preservam a memória ancestral do Acre e transformam identidade cultural em destino turístico: ‘Potencial incrível’

Raimundo Souza

MPAC divulga resultado preliminar de segunda etapa de concurso público para servidores

Jamile Romano