24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Panorama Político

Empreendedorismo e liberdade econômica são debatidos por especialistas em na Fieac

Atualizada em 01/07/2024 16:55
Auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) serviu como palco para realização do Primeiro Workshop de Empreendedorismo Simplifica Rio Branco, que tem como objetivo divulgar os avanços da gestão municipal para abertura de empresas, e outras mudanças. O secretário municipal de finanças de Rio Branco, Wilson Leite, afirmou que a gestão tem focado na busca pela simplificação dos processos de abertura e manutenção das empresas. “
O município tem realizado mudanças para simplificar a criação e manutenção dos negócios em Rio Branco. Hoje vamos apresentar a lei de liberdade econômica, que foi aprovada no ano passado e decretada este ano, e mostrar a tecnologia implantada em Rio Branco, como uma ferramenta onde conseguimos um monitoramento aéreo da cidade, o que impacta num melhor planejamento do município”, destacou.
Representante da Fieac no evento, empresário Antônio Carlos, falou que é notória a melhoria da prestação do serviço público para os empreendedores, e ressaltou que essa melhora gera um impacto financeiro positivo aos empresários. “A gente tem que entender que o tempo é fundamental na vida do empreendedor, porque tem valor econômico e é um bem que não retorna. O que a prefeitura de Rio Branco nos traz hoje são ações que fortalecem a economia de Rio Branco e com isso todos ganham”, falou.
A secretária municipal adjunta de municipal de Finanças da Prefeitura Rio Branco, Flaviane Augustini Stedile, que palestra no evento sobre Lei de Liberdade Econômica (Decreto n564/2024), revelou que a nova lei reduziu o prazo de abertura de regularização de empresas para até 6 horas, no caso de empreendimentos de risco 1, mas a dispensa de taxas garante que o empresário não comece o seu negócio com saldo negativo.
“O decreto traz como inovação, primeiro a dispensa de taxas para atividades econômicas classificadas como risco 1, dispensa também atos administrativos, ou seja, não tem mais a interferência humana na aprovação desses novos negócios. Traz a aprovação tácita, ou seja, elas estipulam prazo de 60 dias como limite para análise de novos processos de abertura de empresa, com aprovação automática, sem necessidade de passar por órgão licenciado, sem necessidade de pagamentos”, explicou.
O secretário de Infraestrutura do Município, que também comandou a Secretaria Municipal de Finanças, no início da gestão do prefeito Tião Bocalom, Cid Ferreira, lembrou que o atendimento a empreendedores acontece com celeridade na Sala do Empreendedor, na sede da secretaria localizado no antigo Mira Shopping. “Agora o novo empreendedor não precisa mais rodar toda a cidade para abrir sua empresa”, pontuou.
Gerou miséria
Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL) foi o primeiro a falar na abertura do Primeiro Workshop de Empreendedorismo. “Essa tal de Floresta não nos deu nada, só gerou miséria. O povo que mora na floresta está aí todo lascado, dependendo de Bolsa Família. As outras gestões não tinham compromisso nenhum com a zona rural, porque a riqueza se multiplica no campo”.
Meio ambiente
Bocalom destacou a compra de calcário, a compra e recuperação de equipamentos agrícolas, a manutenção de ramais e a mecanização da produção em sua gestão. Disse ainda que a compra de 20 ônibus elétricos para implementação no sistema de transporte público demonstra o compromisso da gestão com o meio ambiente.
Reviravolta
Quer dizer que o pré-candidato a prefeito Marcus Alexandre mudou de ideia e aceita o doutor Genilson Leite u outra liderança do PSB como seu colega de chapa? Então a pressão psicológica valei a pena, surtiu efeitos positivos?  E como fica o senador Sérgio Petecão?  Mas mudar de ideia não é tão triste, triste é não ter ideia para mudar.
Abertura
A abertura oficial do Campeonato da Imptensa-2024, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) aconteceu na manhã de domingo, no campo A da AABB, gentilmente cedido pelo presidente da entidade, Walter Luiz.  Houve café da manhã e apresentação da Banda de Música da Polícia Militar;
Secom na liderança
Tome da Secretaria de Comunicação do Acre (Secom) venceu o time do Jornal Acre News por 3 x 0 e já é líder da competição, ao lado da TV Acre, ambos com três pontos. Já o time da A TV gazeta, atual campeação, foi goleado pela estreante TV A Crítica por 5 x 3. No último jogo, o mais esperado, a TV Ace goleou o AC24, também estreante, por 3 x 0.
Governador e prefeito
Governador Gladson Cameli (PP) e o prefeito Tião Bocalom (PL), assim como o senador Sérgio Petecão e o vereador Francisco Piaba prestigiaram o evento. O time do governador estreou bem e venceu o Acre News por 3 x 0. Já o time do prefeito, ficou de folga e só estreia na próxima rodada contra o time do governador.
Equívoco
Coordenadores da campanha de Marcus Alexandre a prefeito cometem equívoco ao orientar apoiadores e militantes a investir contra o PSB, apenas pelo fato de o partido ter rejeitado aliança com o MDB. O PSB deixou de ser “puxadinho ” do PT ou quelaeur outro partido que representam os conservadores e liberais.
Contas rejeitadas
Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) rejeitar prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde de Rio Branco (FMS), referente ao exercício de 2018, sob a responsabilidade do ex-secretário de saúde Oteniel Almeida dos Santos. O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico no último dia 28 de junho.
Irregularidade 
Segundo a Corte de Contas, a irregularidade ocorreu devido à ausência de uma ampla pesquisa de preços, o que resultou na contratação de equipamentos de informática com valores superiores aos praticados pelo mercado. Por isso, o relator, José Ribamar Trindade, presidente da corte e demais membros optaram pela aplicação de multa a Oteniel Almeida dos Santos no valor de R$ 23 mil.
Roda Viva
Programa Roda Viva desta segunda-feira, 01, recebeu o jornalista, narrador esportivo e empresário Galvão Bueno. Ele trabalhou em 12 Copas do Mundo e 12 Olimpíadas, das quais 10 como narrador da Rede Globo. Antes se firmar na Globo, Galvão trabalhou na TV Record e Band.
Tribuna Livre
 No programa Tribuna Livre, também nesta noite de segunda-feira, 01, o convidado especial foi o presidente regional do PT, advogado, professor da Ufac e ex-deputado Daniel Zen. Segundo ele, o PT vai disputar apenas duas prefeituras: a de Xapuri, com Bira Vasconcelos, que luta pela reeleição e em Senador Guiomard, com o professor Adonai Brito.
Lançamento
Radialista Fábio Lopes lança dia 9 de julho, o livro: “Além das Ondas do Rádio”. Rondoniense de nascimento, mas acreano por opção, mora no Acre há mais de 30 anos e conta no livro a sua história de superação para conseguir ser locutor, atualmente na Rádio Cidade, vindo de uma família simples na zona rural. Ele tem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA)).
Teimosia
Direção do PSD anuncia a pré-candidatura da doutora Vanda Milani à Prefeitura de Rio Branco. Ao que parece, o fracasso do partido em 2020 não foi suficiente para tirar algumas lições. No caso da doutora Vanda Milani seu desempenho na disputa para o Senado, em 2022, também não serviu não tira sua vontade de lutar.
Enquadramento
Os esquerdistas que compõem a chapa de vereadores do PSD foram enquadrados que apoiam a reeleição do prefeito Tião Bocalom. Na verdade, os esquerdistas no ninho tucanos não representam, sequer 20%. Alguns membros da direção sonhavam em ocupar secretaria ou outros cargos estratégicos. Ficaram apenas na vontade.

Artigos Relacionados

Governo anuncia mais de R$ 20 milhões de reais para atrair novos negócios na indústria acreana

Marcio Nunes

Na TV Rio Branco, secretária de meio ambiente comemora redução de alerta de desmatamento e de focos de incêndios em 2023

Antonio Muniz

Nova pesquisa confirma vantagem e crescimento do prefeito Tião Bocalom na luta pela reeleição

Jamile Romano

Sessão solene na Aleac comemora os 108 anos da Polícia Militar do Acr

Antonio Muniz

Governo encaminha LOA de 12 bi para votação na Aleac

Marcio Nunes

Celular de empresária acreana será bisbilhotado por determinação de ministro do STF

Marcio Nunes