23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Esportes

Em nota de protesto, Galvez relata atos de racismo contra lateral-direito em jogo do Acreano Sub-20

Publicado em 18/06/2025

Derrotado por 2 a 0 pelo Santa Cruz-AC nesta terça-feira (17), em confronto da oitava rodada da primeira fase do Campeonato Acreano Sub-20, no Estádio Florestão, em Rio Branco (AC), o Galvez publicou uma nota de protesto nas redes sociais oficiais do clube após a partida relatando que um atleta da equipe foi alvo de atos racistas durante o jogo.

Segundo o texto, “dois atletas adversários dirigiram insultos racistas” ao lateral-direito Erick, “utilizando expressões ofensivas como ‘urubu’ e gestos depreciativos insinuando que o atleta estava fedendo”.

O Galvez ressalta que “o quarto árbitro da partida afirmou que os fatos serão relatados em súmula (…)”. O clube está “acompanhando com atenção os desdobramentos e o posicionamento oficial da equipe de arbitragem e das autoridades competentes”. A súmula da partida ainda não foi publicada no site da Federação de Futebol do Acre (FFAC).

O texto enfatiza ainda que o Galvez “não tolera nenhuma forma de racismo no esporte ou fora dele”. O clube acionou o departamento jurídico para tomar providências para punição aos praticantes dos atos e se solidariza com o atleta alvo dos insultos.

Além disso, o Galvez destaca que o posicionamento sobre o caso não se trata de “um ataque à instituição Santa Cruz Acre, a qual respeitamos profundamente — desde seu presidente até o último funcionário”.

– Nosso protesto se dirige exclusivamente às atitudes isoladas de determinados atletas, que precisam ser responsabilizados de forma individual – conclui em comentário na mesma postagem. 

Santa Cruz-AC se posiciona

 

Em nota também publicada nas redes sociais na manhã desta quarta, o Santa Cruz-AC “reitera seu compromisso inegociável com o combate a qualquer forma de preconceito, incluindo o racismo, conduta que considera inaceitável e intolerável em qualquer contexto”.

O clube, que é líder do estadual sub-20 e atual campeão da categoria, destaca que “aguarda a apuração completa dos fatos pelas autoridades competentes, respeitando o contraditório e a ampla defesa. Caso seja confirmada qualquer conduta incompatível com nossos valores, serão adotadas todas as medidas cabíveis com o máximo rigor”.

Apesar da derrota, o Galvez segue na zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Acreano Sub-20. O Imperador está em terceiro lugar com 14 pontos, mas pode perder uma posição e ser ultrapassado pelo Vasco-AC, que ainda joga na rodada.

O próximo compromisso do Galvez é diante do Vasco-AC, na nona rodada, na terça-feira (24), às 18h, no Florestão.

 

Nota da redação: minutos após a publicação da matéria pelo ge, o Santa Cruz-AC emitiu uma nota de esclarecimento nas redes sociais do clube. O texto foi atualizado às 11h11 (de Brasília).

[GE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

78% dos times de futebol mundial têm pelo menos um jogador brasileiro

Raimundo Souza

1ª Corrida das Mulheres tem 2.843 competidores inscritos

Raimundo Souza

Andirá e Santa Cruz disputam liderança do Estadual da 2ª Divisão

Kevin Souza

Arena da Floresta volta a sediar abertura do Campeonato Acreano após 12 anos

Raimundo Souza

Grupo de 20 clubes anuncia que não vai votar na eleição da CBF

Jamile Romano

Futebol Acreano Diretoria do São Francisco fecha mais 4 contrações para o Estadual

Jamile Romano