Derrotado por 2 a 0 pelo Santa Cruz-AC nesta terça-feira (17), em confronto da oitava rodada da primeira fase do Campeonato Acreano Sub-20, no Estádio Florestão, em Rio Branco (AC), o Galvez publicou uma nota de protesto nas redes sociais oficiais do clube após a partida relatando que um atleta da equipe foi alvo de atos racistas durante o jogo.
Segundo o texto, “dois atletas adversários dirigiram insultos racistas” ao lateral-direito Erick, “utilizando expressões ofensivas como ‘urubu’ e gestos depreciativos insinuando que o atleta estava fedendo”.
O Galvez ressalta que “o quarto árbitro da partida afirmou que os fatos serão relatados em súmula (…)”. O clube está “acompanhando com atenção os desdobramentos e o posicionamento oficial da equipe de arbitragem e das autoridades competentes”. A súmula da partida ainda não foi publicada no site da Federação de Futebol do Acre (FFAC).
O texto enfatiza ainda que o Galvez “não tolera nenhuma forma de racismo no esporte ou fora dele”. O clube acionou o departamento jurídico para tomar providências para punição aos praticantes dos atos e se solidariza com o atleta alvo dos insultos.
Além disso, o Galvez destaca que o posicionamento sobre o caso não se trata de “um ataque à instituição Santa Cruz Acre, a qual respeitamos profundamente — desde seu presidente até o último funcionário”.
– Nosso protesto se dirige exclusivamente às atitudes isoladas de determinados atletas, que precisam ser responsabilizados de forma individual – conclui em comentário na mesma postagem.
Santa Cruz-AC se posiciona
Em nota também publicada nas redes sociais na manhã desta quarta, o Santa Cruz-AC “reitera seu compromisso inegociável com o combate a qualquer forma de preconceito, incluindo o racismo, conduta que considera inaceitável e intolerável em qualquer contexto”.
O clube, que é líder do estadual sub-20 e atual campeão da categoria, destaca que “aguarda a apuração completa dos fatos pelas autoridades competentes, respeitando o contraditório e a ampla defesa. Caso seja confirmada qualquer conduta incompatível com nossos valores, serão adotadas todas as medidas cabíveis com o máximo rigor”.
Apesar da derrota, o Galvez segue na zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Acreano Sub-20. O Imperador está em terceiro lugar com 14 pontos, mas pode perder uma posição e ser ultrapassado pelo Vasco-AC, que ainda joga na rodada.
O próximo compromisso do Galvez é diante do Vasco-AC, na nona rodada, na terça-feira (24), às 18h, no Florestão.
Nota da redação: minutos após a publicação da matéria pelo ge, o Santa Cruz-AC emitiu uma nota de esclarecimento nas redes sociais do clube. O texto foi atualizado às 11h11 (de Brasília).
[GE]

