25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Em meio a aumento de SRAGs, educandário suspende atividades coletivas em Rio Branco

Em meio ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAGs), o Educandário Santa Margarida, em Rio Branco, suspendeu atividades coletivas para evitar o contágio das crianças acolhidas no local.

A informação foi divulgada pela instituição por meio de nota e confirmada ao g1 pela coordenadora do educandário, Edenilse Dantas. De acordo com a gestora, os acolhidos pela unidade já chegam, muitas vezes, com a saúde debilitada e a imunidade enfraquecida. Por isso, é preciso evitar a contaminação cruzada para não colocar meninos e meninas em risco.

Com a decisão, atividades recreativas, como festas e comemorações, estão suspensas. Além disso, uma sala foi adaptada para acolher bebês de dois a cinco anos, e conter a possível circulação do vírus. De acordo com Edenilse, dois bebês estão internados com quadro de bronquiolite.

“O que a gente fez, como medida sanitária, atendendo até a orientação da Vigilância Sanitária também, que a gente pediu apoio, a gente começou uma faxina e até desmanchamos a sala de televisão e transformamos em dormitório para colocar os bebês de dois a cinco anos e deixar os de zero a dois anos em um berçário num ambiente bem maior, para distanciar um do outro, para evitar a circulação do vírus. Também suspendemos as visitas de grupo, mas se você for lá na casa hoje e quiser fazer uma visita, só você, de máscara, sem problema”, explicou.

Emergência por conta de SRAGS

O educandário abriga crianças de 0 a 12 anos que buscam um novo lar. Atualmente, o abrigo tem 50 crianças e necessita de doações para manter os pequenos. O estado vive, desde maio deste ano, em situação de emergência por conta das SRAGs.

Na primeira semana de julho, a ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) adultas da rede pública do Acre ficou perto de um colapso. Isso porque dos 75 leitos disponíveis, 74 estavam ocupados até a terça-feira (9), segundo a plataforma de Monitoramento de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Com isso, a taxa de ocupação era de 98% naquela data.

O painel de monitoramento dos leitos deixou de ser atualizado no dia 12 de julho, enquanto a plataforma de acompanhamento dos casos de SRAG não foi mais atualizada após o dia 10 de julho.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) negou que o crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) seja a causa da lotação. Porém, somente no mês de junho, foram confirmados 368 casos em todo o estado, segundo monitoramento da Saúde estadual.

A situação seguiu semelhante nos primeiros dias de julho, com 37 dos 38 casos em Cruzeiro do Sul. O outro caso foi confirmado em Rodrigues Alves, também na região do Juruá.

Previsão de retomada das atividades

Conforme a coordenadora Edenilse, as médicas pediatras Vandeira da Silva e Kelly Bestene estão apoiando voluntariamente o acompanhamento das crianças durante o período de alta de SRAGs. Ainda de acordo com a gestão do educandário, assim que os índices de contaminação pelo vírus da gripe forem controlados, as atividades coletivas serão retomadas no local.

“Tem pessoas que fazem aniversário e querem comemorar com as crianças num sábado, por exemplo. Aí acontece, junta todo mundo, junta os convidados do aniversariante, geralmente acontece assim. Então, o que foi suspenso, provisoriamente, foram só as atividades recreativas coletivas. E a gente está higienizando os ambientes semanalmente para evitar contaminação”, disse a coordenadora.

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

O Tribunal de Justiça do Acre faz doação de computadores à Santa Casa da Amazônia

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende homem por descumprimento de medida protetiva em Rodrigues Alves

Jamile Romano

Morre, aos 73 anos, Dr. José Rair Freitas, ex-diretor do Hospital Geral de Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Comércio varejista registra aumento de 9,3% nos últimos 12 meses no Acre e fica acima da média nacional

Marcio Nunes

Prefeitura participa da abertura do curso de formação da Brigada Voluntária Inter-religiosa de Combate a Incêndios Florestais

Marcio Nunes

Petecão propõe redistribuição de recursos da Lei Rouanet para reduzir desigualdade regional na cultura

Marcio Nunes