25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 29 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Política

Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Publicado em 13/10/2024

Sistema destina 30% das candidaturas para mulheres

Bruno Peres/Agência Brasil

Um levantamento divulgado pelo Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados mostra que a cota de 30% para candidaturas de mulheres não foi respeitada pelos partidos políticos em 700 dos 5.569 municípios, no primeiro turno das eleições municipais, realizado no dia 6 de outubro.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (10) e obtido com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa mostra que a cota não foi cumprida mais uma vez pelas legendas.

Criado em 2009, o sistema de cotas prevê a destinação de 30% das candidaturas dos partidos para mulheres. No entanto, a medida nunca foi cumprida pelos partidos.

Além das cotas para disputar o pleito, as candidaturas femininas têm direito a 30% do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV, além da mesma porcentagem na divisão de recursos no fundo para financiamento de campanhas.

Apesar disso, a pesquisa feita pelo observatório mostra que houve diminuição do número de municípios que descumpriram a cota em relação às eleições anteriores. A cota foi desrespeitada pelos partidos em 1.304 municípios nas eleições municipais de 2020.

Fraude

Em diversas decisões recentes, o TSE cassou políticos eleitos por partidos que não cumpriram a cota de representatividade.

A fraude é realizada por meio do registro de candidaturas fictícias, cujas mulheres candidatas obtém nenhum ou poucos votos, nem realizam gastos efetivos.

Ao inserir as falsas candidaturas, o partido simula uma situação regular e consegue registrar seus candidatos homens para o concorrerem ao pleito.

Em agosto deste ano, os próprios partidos que deveriam cumprir a regra aprovaram no Congresso a chamada PEC da Anistia, proposta de emenda constitucional para anistiar a multa aplicada contra as legendas pelo não cumprimento da cota nas eleições anteriores.

Agência Brasil

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Conselho de Ética da Câmara abre processo contra André Janones

Marcio Nunes

Mercosul e União Europeia anunciam acordo histórico de livre comércio

Jamile Romano

“O X da Questão” de domingo, 29: Tião Bocalom oficializa saída da Prefeitura de Rio Branco para disputar o Governo do Acre

Raimundo Souza

Indonésios “invadem” perfil de Lula nas redes sociais e respondem a críticas sobre caso Juliana Marins

Raimundo Souza

Deputado Adailton Cruz critica fechamento do Hosmac; familiares e servidores planejam manifestação

Kevin Souza

Bocalom diz que não disputará o Governo pelo PL e revela decepção com decisão do partido

Kevin Souza