25.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Eleições 2024: esquema de segurança no Acre vai contar com mais de 1,3 mil agentes no 1º turno no Acre

Atualizada em 02/10/2024 10:07

O esquema de segurança durante o primeiro turno das Eleições 2024 no Acre vai contar com mais de 1,3 mil agentes do Estado no próximo domingo (6). Esse total é o efetivo escalado para atuar nas 22 cidades acreanas.

A cinco dias da votação, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) divulgou nesta terça (1º) o planejamento estratégico montado para garantir a segurança dos eleitores e trabalhadores.

O Acre tem mais de 612 mil eleitores aptos a ir às urnas, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo turno será no dia 27 de outubro (em cidades com mais de 200 mil eleitores).

Segundo o TSE, poderão votar 612.448 pessoas, um número 9,1% superior ao de 2020, que foi 561.261. Os dados levam em conta a declaração dos eleitores sobre seu gênero ao se inscrever ou atualizar o cadastro na Justiça Eleitoral.

Além dos agentes da Sejusp, o Exército Brasileiro também vai colocar 750 militares com 60 viaturas em pontos estratégicos para reforçar a segurança em 19 municípios. Equipes das polícia Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF-AC) também estarão nas ruas no domingo. O efetivo, contudo, não foi divulgado.

Conforme a Segurança Pública, o esquema montado vai contar com o seguinte efetivo:

Policiais militares – 1.088
Bombeiros -169
Servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) – 20
Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – 24
Delegados da Polícia Civil – 4
Sejusp – 20
Viaturas – 140

O secretário da Sejusp, José Américo Gaia, destacou durante a coletiva que o efetivo escalado para atuar no domingo não irá comprometer o policiamento ordinário diário.

“Que a democracia se faça presente nesse momento, que é muito importante para nosso estado. É uma responsabilidade muito grande esse momento das eleições e estamos aqui ombreados, a nível estadual e federal, para que possamos levar esse pleito com todo sucesso possível”, disse o secretário.

Durante o encontro, cada diretor operacional apresentou o esquema montado para o primeiro turno. O o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Junior Alberto Ribeiro, falou sobre a importância do trabalho conjunto das instituições.

Segundo ele, até o momento, o processo eleitoral tem sido muito tranquilo. “Estou muito contente com essa junção para fazer com que essa eleição seja tranquila, transparente, que os candidatos possam fazer suas campanhas e os eleitores possam sair de suas residências para fazer seu dever. Tudo isso só é possível com a presença das forças de segurança, tanto ostensivamente fazendo esse policialmente no dia das eleições, quanto com nossa Polícia Judiciária que tem feito ações preventivas, operações nos municípios para restabelecer a lei”, pontuou.

As ações e estratégias da Sejusp serão direcionadas e alinhadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que contará com equipes de todos os órgãos e instituições envolvidas nos trabalhos.

“A atuação coordenada das forças de segurança pública, com os demais órgãos e entidades envolvidas, é essencial para garantir a integridade do processo eleitoral, proteger os eleitores e manter a ordem pública”, afirmou Gaia.

Transporte

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Outra novidade é que esse transporte será gratuito até às 15h30.

Além de Rio Branco, eleitores de Porto Acre e Bujari, que compõem a 1ª e 9ª Zonas Eleitorais, também terão transporte gratuito.

Lei Seca

No último dia 26, o TRE-AC divulgou uma série de portarias que definem as regras para a venda de bebidas alcoólicas a partir do dia 5 de outubro, véspera das Eleições Municipais de 2024. Juízes eleitorais de oito zonas eleitorais definiram o período que a “Lei Seca” deve permanecer em vigor.

Das nove zonas, apenas a 2ª, que corresponde às cidades de Xapuri e Capixaba, não definiu ainda as regras, mas segundo o TRE-AC deve se manifestar até a próxima sexta-feira (4).

 

[G1]

Artigos Relacionados

População se aglomera na Concha Acústica para assistir a Paixão de Cristo em Rio Branco

Raimundo Souza

Biblioteca Pública de Rio Branco tem programação especial para crianças até sexta-feira

Jamile Romano

Afonso Fernandes cobra explicações sobre tombamento do patrimônio do Rio Branco Futebol Clube

Jamile Romano

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 10 de setembro

Jamile Romano

Com o lançamento de programas em 2024, Fapac incentiva o desenvolvimento de pesquisas no estado

Raimundo Souza

Novo decreto reformula cronograma de isenção da carteira de identidade nacional no Acre

Marcio Nunes