26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Eleições 2024: esquema de segurança no Acre vai contar com mais de 1,3 mil agentes no 1º turno no Acre

Publicado em 02/10/2024

O esquema de segurança durante o primeiro turno das Eleições 2024 no Acre vai contar com mais de 1,3 mil agentes do Estado no próximo domingo (6). Esse total é o efetivo escalado para atuar nas 22 cidades acreanas.

A cinco dias da votação, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) divulgou nesta terça (1º) o planejamento estratégico montado para garantir a segurança dos eleitores e trabalhadores.

O Acre tem mais de 612 mil eleitores aptos a ir às urnas, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo turno será no dia 27 de outubro (em cidades com mais de 200 mil eleitores).

Segundo o TSE, poderão votar 612.448 pessoas, um número 9,1% superior ao de 2020, que foi 561.261. Os dados levam em conta a declaração dos eleitores sobre seu gênero ao se inscrever ou atualizar o cadastro na Justiça Eleitoral.

Além dos agentes da Sejusp, o Exército Brasileiro também vai colocar 750 militares com 60 viaturas em pontos estratégicos para reforçar a segurança em 19 municípios. Equipes das polícia Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF-AC) também estarão nas ruas no domingo. O efetivo, contudo, não foi divulgado.

Conforme a Segurança Pública, o esquema montado vai contar com o seguinte efetivo:

Policiais militares – 1.088
Bombeiros -169
Servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) – 20
Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – 24
Delegados da Polícia Civil – 4
Sejusp – 20
Viaturas – 140

O secretário da Sejusp, José Américo Gaia, destacou durante a coletiva que o efetivo escalado para atuar no domingo não irá comprometer o policiamento ordinário diário.

“Que a democracia se faça presente nesse momento, que é muito importante para nosso estado. É uma responsabilidade muito grande esse momento das eleições e estamos aqui ombreados, a nível estadual e federal, para que possamos levar esse pleito com todo sucesso possível”, disse o secretário.

Durante o encontro, cada diretor operacional apresentou o esquema montado para o primeiro turno. O o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Junior Alberto Ribeiro, falou sobre a importância do trabalho conjunto das instituições.

Segundo ele, até o momento, o processo eleitoral tem sido muito tranquilo. “Estou muito contente com essa junção para fazer com que essa eleição seja tranquila, transparente, que os candidatos possam fazer suas campanhas e os eleitores possam sair de suas residências para fazer seu dever. Tudo isso só é possível com a presença das forças de segurança, tanto ostensivamente fazendo esse policialmente no dia das eleições, quanto com nossa Polícia Judiciária que tem feito ações preventivas, operações nos municípios para restabelecer a lei”, pontuou.

As ações e estratégias da Sejusp serão direcionadas e alinhadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que contará com equipes de todos os órgãos e instituições envolvidas nos trabalhos.

“A atuação coordenada das forças de segurança pública, com os demais órgãos e entidades envolvidas, é essencial para garantir a integridade do processo eleitoral, proteger os eleitores e manter a ordem pública”, afirmou Gaia.

Transporte

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Outra novidade é que esse transporte será gratuito até às 15h30.

Além de Rio Branco, eleitores de Porto Acre e Bujari, que compõem a 1ª e 9ª Zonas Eleitorais, também terão transporte gratuito.

Lei Seca

No último dia 26, o TRE-AC divulgou uma série de portarias que definem as regras para a venda de bebidas alcoólicas a partir do dia 5 de outubro, véspera das Eleições Municipais de 2024. Juízes eleitorais de oito zonas eleitorais definiram o período que a “Lei Seca” deve permanecer em vigor.

Das nove zonas, apenas a 2ª, que corresponde às cidades de Xapuri e Capixaba, não definiu ainda as regras, mas segundo o TRE-AC deve se manifestar até a próxima sexta-feira (4).

 

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito De Rio Branco Assina Ordem De Serviço Para Construção Do Novo Mercado Elias Mansour

Raimundo Souza

Governo intensifica ações em todo o estado para minimizar os efeitos da seca

Marcio Nunes

Governo do Acre promove mutirão de serviços socioambientais aos moradores do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório

Raimundo Souza

Tarauacá e Mâncio Lima decretam situação de emergência devido às cheias dos rios

Raimundo Souza

Governo emite nota sobre incêndio que atingiu árvore de Natal no centro de Rio Branco

Jamile Romano

Com tecnologia de ponta, Acre realiza pela primeira vez na história neurocirurgia com paciente acordado

Marcio Nunes