25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Edvaldo Magalhães propõe homenagem a ex-governador deposto durante ditadura militar

Publicado em 02/04/2024

O deputado Edvaldo Magalhães, usou a tribuna na sessão desta terça-feira (2) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para fazer uma reflexão contundente sobre a história política do estado e seus desafios contemporâneos. Em um discurso emocionado, ele ressaltou a importância de lembrar, sem comemorar, os 60 anos do golpe militar ocorrido em 31 de março, que mergulhou o Brasil em uma “noite escura de longos 21 anos de ditadura”.

“Aproveito a primeira sessão após a data fatídica que precisa ser lembrada e não comemorada”, disse o parlamentar, destacando as consequências desse período sombrio para o Acre. Ele delineou os eventos históricos que culminaram na transformação do território em estado, incluindo a eleição do primeiro governador popular, José Augusto de Araújo, que foi impedido pela ditadura militar de cumprir seu mandato.

O oposicionista anunciou ainda uma proposta de decreto legislativo para homenagear José Augusto de Araújo com uma estátua de bronze no hall da casa legislativa. “Precisamos completar essa homenagem àquele que não pôde cumprir com seu mandato. Como fizemos com Luiz Galvez, personagem da história política do Acre também homenageado por esta casa de leis  com uma estátua de bronze no hall do prédio”, enfatizou o deputado, ressaltando a importância de reparar historicamente o legado de figuras políticas importantes para o estado.

E acrescentou: “um feijoense, José Augusto de Araújo fez uma campanha extraordinária no estado do Acre, que era o “Acre para os Acreanos”, delimitando politicamente o tempo das indicações dos governadores do Território, que eram tudo indicações políticas, conforme os rumores de Rio de Janeiro e Brasília. Esse jovem foi eleito governador em uma campanha memorável. Ele tinha como principal bandeira a reforma agrária e a educação, em um momento em que o Brasil entendia que discutir reforma agrária e educação era coisa de comunista”.

[Agência Aleac]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Entre o Gabinete e a Arquibancada: Futuro PGJ do Acre Viraliza em Entrevista à Vasco TV

Raimundo Souza

Em Rio Branco, 12ª Corrida do Servidor Público reúne mais de 600 pessoas neste domingo

Raimundo Souza

Com apoio da vice-governadora Mailza, Estado do Acre ajuda mães de autistas a serem inseridas no mercado de trabalho

Jamile Romano

Governo do Acre institui Grupo de Trabalho sobre regulamentação do uso de plantas da ayahuasca

Redacao

Governo e Aleac pactuam acréscimo de R$ 30 milhões no orçamento da Sesacre

Marcio Nunes

De vila a município, Rodrigues Alves completa 32 anos comemorando ascensão em diferentes setores com o apoio do Estado

Raimundo Souza