24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação e Centro de Ensino Dom Bosco comemoram Dia da Síndrome de Down com caminhada no Horto

Atualizada em 21/03/2025 16:34

Promovendo a inclusão e a valorização da diversidade, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Centro de Ensino Especial Dom Bosco, realizou uma caminhada no Horto Florestal, em Rio Branco, para celebrar nesta sexta-feira, 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down.

O evento reuniu estudantes de várias idades, professores, pais e outros atores da comunidade escolar. Intitulada Todo Mundo Cabe no Mundo – Movimento Meias Trocadas, a campanha transmite a ideia da aceitação da diversidade de forma lúdica, destacando que as diferenças tornam o mundo mais rico e colorido. A analogia entre os cromossomos e as meias trocadas reforça a singularidade de cada indivíduo.

Ao longo da semana, a escola desenvolveu diversas atividades para sensibilizar os estudantes sobre a inclusão. A programação incluiu a confecção de cartazes, dinâmicas explicativas sobre o significado das meias trocadas e a relação com a síndrome de Down, resultante de uma alteração genética no cromossomo 21. Além disso, foi realizada uma campanha para arrecadação de meias, que foram distribuídas aos estudantes para o evento.

Durante a caminhada, os participantes exibiram cartazes e usaram meias trocadas em apoio à causa. Outra atividade realizada foi Abrace um Amigo Down, na qual os participantes utilizaram tinta guache azul e amarela, cores da campanha, para marcar as mãos nos coletes brancos dos estudantes, simbolizando o afeto e a inclusão. As comemorações continuaram ao longo do dia na escola, com apresentações culturais, música e dança.

A coordenadora de ensino do Dom Bosco, Giselle Moraes, destacou a importância do evento na promoção da inclusão por meio do aprendizado lúdico. “A ideia é trazer a diversão, a brincadeira e a ludicidade como ferramentas para o conhecimento. As crianças podem e devem estar incluídas na sociedade. O Movimento Meias Trocadas acontece no Brasil e no mundo, reforçando essa mensagem de aceitação e respeito às diferenças”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Santuário de São Peregrino promove Seminário Mulheres em Oração

Jamile Romano

Com espetáculo que traçou linha do tempo do São João, Pega-pega é a campeã do Concurso de Quadrilhas Estadual

Raimundo Souza

Bônus regional: MPF defende legalidade para curso de medicina da Universidade Federal do Acre

Marcio Nunes

Atletas acreanos vão participar do 30° campeonato Brasileiro de Kung-Fu que acontece em São Paulo

Marcio Nunes

TJAC orienta que valores de penas pecuniárias sejam repassados para apoiar o Rio Grande do Sul

Jamile Romano

Em coletiva de imprensa, Ufac esclarece mudanças no processo seletivo do curso de Medicina

Jamile Romano