23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Educação e Centro de Ensino Dom Bosco comemoram Dia da Síndrome de Down com caminhada no Horto

Publicado em 21/03/2025

Promovendo a inclusão e a valorização da diversidade, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Centro de Ensino Especial Dom Bosco, realizou uma caminhada no Horto Florestal, em Rio Branco, para celebrar nesta sexta-feira, 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down.

O evento reuniu estudantes de várias idades, professores, pais e outros atores da comunidade escolar. Intitulada Todo Mundo Cabe no Mundo – Movimento Meias Trocadas, a campanha transmite a ideia da aceitação da diversidade de forma lúdica, destacando que as diferenças tornam o mundo mais rico e colorido. A analogia entre os cromossomos e as meias trocadas reforça a singularidade de cada indivíduo.

Ao longo da semana, a escola desenvolveu diversas atividades para sensibilizar os estudantes sobre a inclusão. A programação incluiu a confecção de cartazes, dinâmicas explicativas sobre o significado das meias trocadas e a relação com a síndrome de Down, resultante de uma alteração genética no cromossomo 21. Além disso, foi realizada uma campanha para arrecadação de meias, que foram distribuídas aos estudantes para o evento.

Durante a caminhada, os participantes exibiram cartazes e usaram meias trocadas em apoio à causa. Outra atividade realizada foi Abrace um Amigo Down, na qual os participantes utilizaram tinta guache azul e amarela, cores da campanha, para marcar as mãos nos coletes brancos dos estudantes, simbolizando o afeto e a inclusão. As comemorações continuaram ao longo do dia na escola, com apresentações culturais, música e dança.

A coordenadora de ensino do Dom Bosco, Giselle Moraes, destacou a importância do evento na promoção da inclusão por meio do aprendizado lúdico. “A ideia é trazer a diversão, a brincadeira e a ludicidade como ferramentas para o conhecimento. As crianças podem e devem estar incluídas na sociedade. O Movimento Meias Trocadas acontece no Brasil e no mundo, reforçando essa mensagem de aceitação e respeito às diferenças”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Câmara pauta urgência para derrubar decreto de IOF mesmo após reedição

Marcio Nunes

Reeducandos do Presídio de Senador Guiomard casam em cerimônia religiosa

Marcio Nunes

Controladoria-Geral do Acre lança manual para orientar ouvidorias e ampliar participação dos cidadãos

Jamile Romano

Cartilhas Lei Maria da Penha para Mulheres Indígenas traduzidas para línguas Manchineri e Huni Kuin são destaque em evento internacional

Marcio Nunes

Saúde do Acre celebra o 100º transplante de fígado e reforça compromisso com a vida

Marcio Nunes

Eleições 2024: Jenilson Leite participa de sabatina no programa Tribuna Livre desta terça às 21h30

Jamile Romano