22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreEducaçãoGeral

Educação do Acre aplica simulados para avaliação do Ideb

Publicado em 09/09/2025

Alunos da 1ª e 3ª série do ensino médio da rede pública estadual do Acre participam, durante esta semana, do 3º Simulado Teste Saeb/Ideb, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).

Parte do Projeto Ideb: Superando Metas nas Escolas de Ensino Médio, o simulado é aplicado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e busca preparar os jovens para a Prova Saeb, do Sistema de Avaliação da Educação Básica, um dos responsáveis por medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Além disso, a atividade integra o trabalho de formação continuada já realizada com os professores dessas áreas, bem como o uso do caderno de apoio elaborado pelos assessores da SEE.

“O Ideb combina dados da prova Saeb e do Censo Escolar”, explica secretário de Educação, Aberson Carvalho. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O simulado é muito mais do que uma preparação para a prova do Saeb, é uma oportunidade para que os nossos estudantes e professores reconheçam onde estão os avanços e onde ainda precisamos melhorar. Cada resultado obtido é um diagnóstico que nos permite ajustar rotas, fortalecer políticas educacionais e, principalmente, garantir que nossos jovens tenham acesso a um ensino de qualidade”, explica o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

Alunos e gestores empenhados

Para os alunos, a experiência tem sido de grande aprendizado. João Gabriel Marçal, estudante do 3º ano do Instituto Lourenço Filho (Ielf), de Rio Branco, conta como passou a compreender a importância da avaliação.

“Sempre ouvi falar sobre a prova do Ideb, mas só com o tempo percebi que ela mostra a qualidade do ensino da escola. Se eu for procurar uma escola para o meu filho no futuro, vou querer uma com Ideb alto, porque isso garante melhor acesso à educação. No início, pensei que seria muito difícil, mas o simulado traz conteúdos que vimos desde o fundamental, o que deixa a prova mais tranquila. O importante é que todos os alunos levem a sério, porque os resultados trazem investimentos para a educação e beneficiam quem está e quem ainda vai estudar”, ressalta.

A coordenadora pedagógica do Ielf, Poliany Aparecida Pereira, destaca que os simulados ajudam a identificar dificuldades específicas dos estudantes e permitem que os professores trabalhem esses pontos antes da avaliação oficial.

“A prova é um termômetro para identificarmos habilidades que precisam ser fortalecidas. Nossa escola foi a terceira melhor do estado no último Ideb e queremos manter ou superar esse resultado. Para isso, não trabalhamos apenas os conteúdos em sala, mas também a conscientização dos alunos e das famílias sobre a importância dessa avaliação”, diz.

A chefe do Departamento de Ensino Médio da SEE, Danielly Matos, define: “Mais do que medir conhecimentos, buscamos sensibilizar os estudantes, familiarizando-os com o formato da prova e seus descritores. Essa ação garante um diagnóstico real das escolas e nos permite elaborar novas estratégias a partir dos resultados. O simulado é parte fundamental do plano de ação do Projeto Ideb: Superando Metas”.

O que é o Ideb

O Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Programa Bolsa Moradia Transitória investiu mais de 300 mil em 2023 com aluguel social

Jamile Romano

Caminhonete tomba em ramal enquanto levava materiais para obra de escola indígena no Acre

Kevin Souza

Após cheia histórica, Brasiléia recebe mais de R$ 1,7 milhão para restabelecimento de prédios públicos

Jamile Romano

Justiça do Acre determina júri popular para acusado de homicídio cometido em 2019

Kevin Souza

Nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça é empossada em sessão solene

Raimundo Souza

Colégio Militar Dom Pedro II encerra Novembro Negro com Gincana Étnico-Racial celebrando diversidade e inclusão

Raimundo Souza