24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação abre seleção de bolsistas para programa de alfabetização em cidades do Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) tornou pública a terceira chamada para a seleção de alfabetizadores para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado nesta terça-feira (18) no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE). Somente para Rio Branco, são 30 vagas, sendo 20 na zona rural e 10 na zona urbana. (Confira mais abaixo o quadro de vagas)

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário entre os dias 18 a 31 de março. Um dos pré-requisitos, segundo a pasta, é que o candidato precisa ter certificado de conclusão de nível médio e experiência com alfabetização.

De acordo com o documento, o objetivo é fazer atividades voluntarias de alfabetização para jovens, adultos e idosos nos 22 municípios da zona rural e urbana do estado do Acre. A chamada pública é para atuação voluntária que não geram um vinculo de emprego.

A atuação do professor(a) alfabetizador(a) com carga horaria de 20 horas está prevista para o período de 12 meses, entre os anos de 2025 e 2026, com a meta de consolidar o processo de alfabetização em alunos a partir de 15 anos.

A seleção dos candidatos se dá por meio de uma etapa única: análise curricular e análise da turma apresentada. Além disso, conforme o edital, os alfabetizadores poderão receber uma bolsa no valor de R$ 1,2 mil.

Acre lidera analfabetismo

 

O Acre registrou, em 2022, a maior taxa de analfabetismo da região Norte entre pessoas de 15 anos ou mais: 12,1%. Isto é o que destaca os dados do Censo Demográfico 2022a taxa atual corresponde ao quantitativo de 73.835 pessoas que não sabem ler nem escrever.

Desde a última pesquisa, houve o aumento de 3,1%, já que a taxa de 2010 era de 9%. O número de analfabetos se aproxima ao Censo de 2000, que foi de 14%. Essas e outras informações fazem parte da divulgação do Censo sobre Alfabetização – Resultados do Universo.

Na capital Rio Branco, o número de pessoas não-alfabetizadas são de 19.495, o que corresponde a 6,96%. Dentre os 22 municípios, Marechal Thaumaturgo teve o maior percentual: 22,83%. Em seguida, vem Feijó (22,65%) e Santa Rosa do Purus (22,6%).

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Obra da passarela sobre o Rio Amônia avança com cravação e concretagem da fundação

Marcio Nunes

Estudantes da Cidade do Povo concluem participação em projetos Guardiões da Paz e Semeando o Futuro

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre prende homem suspeito de estupro de vulnerável em Plácido de Castro

Jamile Romano

Governo do Acre debate implantação de cozinhas solidárias e hortas comunitárias no estado

Jamile Romano

Acre recebe roadshow do Programa Novo Brasil Mais Produtivo

Jamile Romano

Espetáculo infantil “Como Cozinhar uma Criança” faz temporada gratuita em Rio Branco

Marcio Nunes