24.8 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Dino diz que decisão sobre Ramagem não afeta pacto entre Poderes

Atualizada em 14/05/2025 16:54

Durante sessão plenária nesta quarta-feira (14), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a análise feita pela Primeira Turma da Corte sobre a decisão da Câmara que havia travado a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) na suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

A afirmação foi feita durante julgamento que envolve as tarifas cobradas em cemitérios de São Paulo. O ministro disse que o julgamento do colegiado não fere a separação de Poderes, conforme o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), argumentou no recurso à decisão.

“Esses dias a Primeira Turma, presidida pelo ministro Zanin, em tema relatado pelo eminente ministro Alexandre de Moraes, se defrontou com esta ideia, de que a separação de Poderes impediria a Primeira Turma de se pronunciar sobre uma decisão da Câmara”, afirmou.

Para Dino, se um órgão do Supremo não puder analisar entendimento fixado pelo Congresso, haveria a dissolução da República. “Ora, se assim fosse, nós teríamos uma dissolução da República. Porque aí cada Poder e cada ente federado faz a sua bandeira, o seu hino, emite a sua moeda e aí, supostamente, se atende a separação dos Poderes”, completou.

[CNN Brasil]

Artigos Relacionados

CNJ pede explicações sobre norma que proíbe uso de cropped no STJ

Marcio Nunes

Vacina da dengue é coberta pelo plano de saúde? Entenda

Jamile Romano

Descriminalização do porte da maconha é confundido nas redes com liberação da droga

Jamile Romano

Candidatos ao Concurso Unificado poderão anotar respostas das provas

Jamile Romano

Eleitor tem quatro meses para regularizar título; saiba mais

Jamile Romano

Um pouco da história do dia das mães

Raimundo Souza