23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Dino diz que decisão sobre Ramagem não afeta pacto entre Poderes

Publicado em 14/05/2025

Durante sessão plenária nesta quarta-feira (14), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a análise feita pela Primeira Turma da Corte sobre a decisão da Câmara que havia travado a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) na suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

A afirmação foi feita durante julgamento que envolve as tarifas cobradas em cemitérios de São Paulo. O ministro disse que o julgamento do colegiado não fere a separação de Poderes, conforme o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), argumentou no recurso à decisão.

“Esses dias a Primeira Turma, presidida pelo ministro Zanin, em tema relatado pelo eminente ministro Alexandre de Moraes, se defrontou com esta ideia, de que a separação de Poderes impediria a Primeira Turma de se pronunciar sobre uma decisão da Câmara”, afirmou.

Para Dino, se um órgão do Supremo não puder analisar entendimento fixado pelo Congresso, haveria a dissolução da República. “Ora, se assim fosse, nós teríamos uma dissolução da República. Porque aí cada Poder e cada ente federado faz a sua bandeira, o seu hino, emite a sua moeda e aí, supostamente, se atende a separação dos Poderes”, completou.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula precisa reforçar diálogo e PT deve rever estratégia política, diz prefeita mais votada do país

Raimundo Souza

Entenda as suspeitas que podem tirar Pablo Marçal da eleição em SP

Raimundo Souza

Calcinha Preta homenageia Paulinha Abelha em 1º DVD após a morte dela

Kevin Souza

Justiça tributária: mudança no IR pode reduzir desigualdade no Brasil

Raimundo Souza

Pesquisadora defende parceria internacional para regular redes sociais

Raimundo Souza

Energia elétrica puxa queda de preços em agosto, diz IBGE

Marcio Nunes