22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Deracre avança na revitalização do Alto Santo, patrimônio histórico do Acre

Publicado em 17/07/2025

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue nesta quinta-feira, 17, com os serviços de revitalização do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu) – Alto Santo, localizado no bairro Irineu Serra, em Rio Branco. A obra é executada por empresa contratada com recursos de emenda parlamentar, e tem previsão de conclusão para o mês de agosto. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, acompanha de perto a execução dos serviços.

“Estamos comprometidos em entregar uma obra de qualidade, com infraestrutura que preserve a história do Alto Santo e atenda às necessidades da comunidade. O cronograma está sendo rigorosamente cumprido para finalizarmos no prazo previsto”, destacou.

Reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Acre, o espaço passa por melhorias em sua infraestrutura, preservando a importância histórica do local fundado por Raimundo Irineu Serra, o Mestre Irineu. Entre os serviços executados, o pórtico de entrada está com 95% da obra concluída, restando apenas pintura e acabamentos.

A guarita, as calhas e a placa solar já estão totalmente finalizadas e em operação. O muro da entrada segue com 60% da alvenaria executada, e a calçada, feita com blocos intertravados, está com 55% dos serviços concluídos. A drenagem do edifício também já está 95% pronta, enquanto a drenagem do pavimento avança com 50% das instalações executadas. O pavimento principal conta com a base e sub-base finalizadas, e 80% da pavimentação com blocos intertravados concluída.

Tombado em 2006 como patrimônio do Estado e do Município de Rio Branco, o Ciclu – Alto Santo abriga a casa e o túmulo de Mestre Irineu. Nascido em São Vicente Ferrer (MA), ele chegou ao Acre em 1912, onde organizou rituais com base cristã utilizando a bebida ayahuasca. Em 1945, estabeleceu-se no Alto Santo, onde viveu até sua morte em 1971.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre garante recebimento de recursos junto ao governo federal para obras públicas na Saúde

Marcio Nunes

Grávida é presa transportando drogas em um táxi na BR-364

Jamile Romano

Energisa oferece descontos especiais para quitar contas de energia em atraso

Jamile Romano

Campanha de vacinação contra a dengue em Rio Branco começa nesta sexta-feira

Jamile Romano

Rio Acre recua para 14,88 metros e Defesa Civil diz que iniciará desmobilização de dois abrigos Saimo Martins 31/12/2025 6:11 am Foto: Sérgio Vale Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​ ENTRE NO GRUPO O nível do Rio Acre registrou nova queda na manhã desta quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Às 5h16, o manancial marcou 14,88 metros, permanecendo em vazante, embora ainda acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, nas últimas 24 horas foi registrado volume de chuva de 11,60 milímetros. A cota de alerta do rio segue fixada em 13,50 metros. Anúncio Com a redução do nível das águas, a Defesa Civil informou que, a partir das 8h desta quarta-feira, começará o retorno das famílias que estavam abrigadas em espaços públicos da Prefeitura de Rio Branco para suas residências. Neste primeiro momento, serão desmobilizados dois abrigos ativados em razão da enxurrada registrada no dia 26 de dezembro. As famílias que retornarem para casa receberão apoio humanitário, como forma de garantir assistência neste processo de desmobilização. Segundo a Defesa Civil, a medida faz parte do protocolo de resposta adotado pelo município durante situações de emergência provocadas por enchentes. Os abrigos que serão desativados nesta etapa funcionavam na Escola Municipal Álvaro Rocha e na Escola Municipal Anice Dib Jatene.

Kevin Souza

Petecão apresenta projeto para revitalização e diversificação econômica dos seringais amazônicos

Marcio Nunes