25.4 C
Rio Branco
segunda-feira, 22 de junho de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Defesa Civil sofre ataque hacker e emite alerta falso à população

Publicado em 20/06/2026

A mensagem emitida foi do tipo Alerta MáximoReprodução

A mensagem disparada continha a palavra ‘misantropia’ — que significa ódio à humanidade

Por Ana Fernanda Freire | O DIA

Um alerta falso da Defesa Civil assustou moradores de diversas regiões do país, incluindo o estado do Rio, Acre e outros estados na madrugada deste sábado (20). Segundo o Governo Federal, a plataforma sofreu uma invasão, ordenada remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A mensagem disparada foi do tipo Alerta Extremo e continha a palavra “misantropia” — que significa ódio à humanidade. Em nota, o órgão explicou que provavelmente se trata de um ataque hacker e por isso a plataforma precisou ser retirada do ar às 1h30.

“A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) acionará a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas”, explicou em comunicado.

Já a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio (Sedec), reforçou que também não emitiu qualquer alerta à população.

“A Sedec esclarece que não há, neste momento, qualquer situação de risco relacionada a desastres naturais que justifique a emissão de alerta para a população fluminense. A Defesa Civil Nacional já foi acionada e trabalha na identificação da causa da instabilidade e na adoção das medidas necessárias para normalizar o funcionamento do sistema”, frisou.

Em São Paulo, a pasta estadual se manifestou e acrescentou que, até o momento, não há registro de ocorrência que justifique a emissão de alerta extremo relacionado ao conteúdo reportado na região.

“Assim que os relatos foram identificados, foram iniciados os procedimentos de verificação junto aos órgãos competentes, incluindo a Defesa Civil Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e demais instituições envolvidas na operação do sistema, para apuração da origem da mensagem. Por ora, a ferramenta foi desabilitada até que o caso seja esclarecido”, destacou.

Em Salvador, na Bahia, o mesmo aviso foi emitido para moradores. “Ressaltamos que não há nenhuma situação de risco iminente ou evento severo previsto para Salvador que justifique a emissão desse tipo de alerta. O sistema Defesa Civil Alerta, baseado na tecnologia Cell Broadcast, é uma ferramenta oficial utilizada exclusivamente para comunicar riscos reais à população, como deslizamentos e vendavais. Essa tecnologia permite enviar mensagens de emergência para milhares de celulares simultaneamente”, explicou a Defesa Civil da região.

No Paraná, o governo também reforçou que não há risco à população. “O alerta disparado há poucos minutos não saiu da Defesa Civil do Paraná. O órgão já acionou a Defesa Civil Nacional e a Anatel. Não há nenhum evento severo previsto para Curitiba”, disse.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

INMET emite alerta de “Perigo Potencial” para chuvas intensas neste sábado

Raimundo Souza

Com caminhadas, sem livros: como é a rotina de Jair Bolsonaro na Papudinha

Raimundo Souza

Arrecadação federal soma R$ 203 bilhões em setembro e bate novo recorde mensal

Jamile Romano

Lula e Macron lançam 3º submarino de parceria entre Brasil e França

Marcio Nunes

AGU dá aval para corte de energia de placas solares para evitar apagão

Alessandra Karoline

Perdeu prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor? Saiba o que fazer

Jamile Romano