25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Defesa Civil do Estado intensifica ações contra a estiagem e leva ações educativas ao interior

Com a chegada da estiagem, as forças-tarefas do governo do Estado intensificam suas ações para apoiar a população afetada pelos eventos climáticos extremos. Por meio da Defesa Civil estadual, estão sendo mobilizadas equipes para realizar palestras, formar brigadas comunitárias, distribuir equipamentos de combate a incêndios e promover atividades educativas em escolas de municípios do interior.

Nesta semana, as equipes da Defesa Civil percorreram toda a região do Alto Acre, reforçando as ações de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. Apesar do foco inicial na região, todas as cidades do estado receberão visitas e palestras como parte do cronograma de ações.

O coordenador de Gestão de Desastres, Francisco Cassiano, explica que, além das visitas com palestras educativas, o trabalho também envolve o estudo das regiões para avaliar se os municípios estão devidamente preparados para enfrentar situações extremas.

“A ideia é levantar a situação atual dos municípios para que estejam prontos diante de um possível desastre natural. Faremos um simulado na segunda quinzena de setembro e, para isso, contamos com o apoio das prefeituras, que deverão apresentar os recursos de que realmente dispõem para atender à população”, afirmou o coordenador.

Visando o fortalecimento da segurança e o bem-estar da população, o Estado também garantiu novos equipamentos que reforçarão o combate aos crimes ambientais. Os itens serão distribuídos entre as prefeituras dos 22 municípios do Acre.

União de esforços

Nesta quarta-feira, 23, as equipes estiveram em Epitaciolândia e Brasileia e na quinta-feira, 24, em Capixaba. Com a união de esforços entre o Estado e as prefeituras municipais, os cidadãos acreanos são os principais beneficiados em um momento de crise ambiental.

O vice-prefeito de Capixaba, Sérgio Mesquita, destacou a importância de fortalecer os vínculos entre as administrações, o que contribui diretamente para minimizar os impactos à população.

“A principal beneficiada de uma Defesa Civil pronta, preparada e planejada é a população. Por isso, precisamos unir forças. Quando o governo toma essa iniciativa de apoiar os municípios, para nós é um grande avanço. Reconhecemos a expertise da equipe do Estado, que tem sido de grande ajuda”, salientou Sérgio.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae e Sistema OCB/AC firmam cooperação técnica para fortalecer cooperativismo no Acre

Jamile Romano

Árvore cai e mata moradores dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri

Raimundo Souza

Sine oferta mais de 200 vagas de emprego nesta sexta-feira, 20

Jamile Romano

Feirão de empregos e qualificação profissional marcam edição do Juntos Pelo Acre na Baixada da Sobral

Raimundo Souza

Acre e Bolívia fortalecem diálogo bilateral sobre clima e REDD+ Jurisdicional em reunião estratégica na COP30

Raimundo Souza

Eleições 2024: Justiça Eleitoral realizou 3.428 atendimentos nesta segunda-feira

Jamile Romano