25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Defesa Civil do Estado intensifica ações contra a estiagem e leva ações educativas ao interior

Com a chegada da estiagem, as forças-tarefas do governo do Estado intensificam suas ações para apoiar a população afetada pelos eventos climáticos extremos. Por meio da Defesa Civil estadual, estão sendo mobilizadas equipes para realizar palestras, formar brigadas comunitárias, distribuir equipamentos de combate a incêndios e promover atividades educativas em escolas de municípios do interior.

Nesta semana, as equipes da Defesa Civil percorreram toda a região do Alto Acre, reforçando as ações de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. Apesar do foco inicial na região, todas as cidades do estado receberão visitas e palestras como parte do cronograma de ações.

O coordenador de Gestão de Desastres, Francisco Cassiano, explica que, além das visitas com palestras educativas, o trabalho também envolve o estudo das regiões para avaliar se os municípios estão devidamente preparados para enfrentar situações extremas.

“A ideia é levantar a situação atual dos municípios para que estejam prontos diante de um possível desastre natural. Faremos um simulado na segunda quinzena de setembro e, para isso, contamos com o apoio das prefeituras, que deverão apresentar os recursos de que realmente dispõem para atender à população”, afirmou o coordenador.

Visando o fortalecimento da segurança e o bem-estar da população, o Estado também garantiu novos equipamentos que reforçarão o combate aos crimes ambientais. Os itens serão distribuídos entre as prefeituras dos 22 municípios do Acre.

União de esforços

Nesta quarta-feira, 23, as equipes estiveram em Epitaciolândia e Brasileia e na quinta-feira, 24, em Capixaba. Com a união de esforços entre o Estado e as prefeituras municipais, os cidadãos acreanos são os principais beneficiados em um momento de crise ambiental.

O vice-prefeito de Capixaba, Sérgio Mesquita, destacou a importância de fortalecer os vínculos entre as administrações, o que contribui diretamente para minimizar os impactos à população.

“A principal beneficiada de uma Defesa Civil pronta, preparada e planejada é a população. Por isso, precisamos unir forças. Quando o governo toma essa iniciativa de apoiar os municípios, para nós é um grande avanço. Reconhecemos a expertise da equipe do Estado, que tem sido de grande ajuda”, salientou Sérgio.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC define estratégias para intensificar o combate às queimadas durante o período de estiagem

Jamile Romano

Idaf inicia implantação de plano de vigilância de influenza aviária preconizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Marcio Nunes

Governo do Acre debate com autoridade boliviana projeto de intervenção no Rio Acre

Jamile Romano

Devido às condições climáticas adversas, voos são interrompidos no Acre

Raimundo Souza

Mais de 1,5 mil detentos participam do Encceja PPL no Acre

Jamile Romano

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 30 de setembro

Jamile Romano