25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Defensoria Pública do Acre ultrapassa marca de 100 mil atendimentos em 2024

As unidades de atendimento distribuídas por todo o estado, os programas de Cidadania e os atendimentos dos Pontos de Inclusão Digital da Justiça (PIDJus) já somam mais de 100 mil atendimentos da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) em 2024. O número é considerado recorde e reflete a ampliação significativa do acesso à justiça para cidadãs e cidadãos acreanos.

Em 2023, foram inauguradas quatro unidades da Defensoria nos municípios de Rodrigues Alves, Assis Brasil, Manoel Urbano e Porto Acre. Em 2024, a instituição avança ainda mais, com a construção de novas unidades em Plácido de Castro e Sena Madureira, e projetos de novas unidades para Epitaciolândia, que já foi aprovado, e Feijó, que está em fase de elaboração.

A instituição tem priorizado a interiorização dos atendimentos e tem feito investimentos em tecnologia, contratação de novos defensores públicos e realizado atendimentos itinerantes em áreas distantes dos centros urbanos, aumentando o acesso aos serviços. Durante o mesmo período em 2023, foram realizados 75.604 atendimentos, representando um aumento significativo de aproximadamente 32,55% em 2024. Comparado a 2022, esse crescimento chega a 42,92%.

A defensora pública-geral do Acre, Simone Santiago, comentou sobre o marco. “É com muita alegria que divulgamos estes números, eles, inclusive, são públicos. Qualquer pessoa pode acessar no nosso site porque é uma forma de prestar contas com a população sobre o nosso trabalho e a nossa missão. Apesar de sentir muita satisfação em ver que estamos alcançando cada vez mais pessoas, não paramos. Com essa trajetória de crescimento e impacto, continuamos a investir na ampliação e qualificação dos nossos serviços”, afirmou.

Em sua fase final, o concurso para defensoras e defensores públicos é uma conquista que promete ampliar ainda mais o acesso à justiça no Acre. Com a Carreta da Defensoria e os programas sociais sendo reconhecidos em âmbito estadual e nacional, a visibilidade da Defensoria Pública no Acre vem atingindo novos públicos, especialmente aqueles que mais precisam acessar seus direitos.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bittar confirma vinda de Nicolas Ferreira ao Acre no início de outubro 

Marcio Nunes

Sine anuncia 800 vagas para operadora de telemarketing em Rio Branco

Jamile Romano

Acre executou mais de 98% dos recursos da Lei Paulo Gustavo: R$ 32,5 milhões

Jamile Romano

Voltou a subir: Mais de 700 novos casos de Covid-19 são registrados em dezembro no Acre

Jamile Romano

Mais de mil famílias são beneficiadas com ponte concluída pelo governo em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Nascida às margens do Rio Moa, Mâncio Lima, cidade mais ocidental do país, celebra 47 anos com avanços e se tornando referência turística

Raimundo Souza