23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Defensoria Pública do Acre ajuíza ação contra franqueadora após golpe da Safyra Viagens

Publicado em 10/10/2024

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) ajuizou ação contra a franqueadora Vai Voando em nome de uma consumidora que foi vítima de golpe envolvendo a agência Safyra Viagens, em Rio Branco. A ação visa restituir os valores pagos pela cliente e garantir indenização por danos morais, depois que a agência deixou de emitir as passagens aéreas compradas.

Em outubro de 2023, a consumidora adquiriu três passagens aéreas, no valor total de R$ 3.666, por meio da Safyra Viagens, uma franquia da Vai Voando, localizada no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco. A compra foi feita parcialmente por Pix e o restante parcelado. Entretanto, a agência nunca emitiu as passagens e, poucos dias depois, a proprietária desapareceu, fechando o estabelecimento e deixando dezenas de clientes sem respostas.

Após constatar que havia sido enganada, a cliente procurou a Defensoria Pública do Acre para auxílio jurídico. A instituição ingressou com a ação contra a franqueadora Vai Voando, alegando que, embora a Safyra Viagens seja uma franquia, a empresa responsável pela marca tem o dever de responder solidariamente pelos danos causados ao consumidor.

De acordo com a Defensoria, o Código de Defesa do Consumidor prevê que todos os integrantes da cadeia de fornecimento respondem pelos prejuízos sofridos pelos clientes. “Mesmo com o fechamento da agência local, a franqueadora tem a obrigação de reparar os danos, assegurando que os consumidores não sejam lesados”, afirmou o defensor público Rodrigo Chaves, responsável pelo caso.

O caso ganhou repercussão na mídia local, com veículos como Ac24horas e O Seringal informando que pelo menos 16 pessoas já haviam registrado boletins de ocorrência contra a Safyra Viagens. A prática foi caracterizada como crime de estelionato, já que a proprietária da agência desapareceu com o dinheiro de vários clientes sem fornecer os serviços contratados.

Na ação, a Defensoria Pública solicitou que a Vai Voando devolvesse à consumidora o valor pago pelas passagens, corrigido monetariamente, além de uma indenização por danos morais. A decisão judicial foi fundamentada na responsabilidade solidária prevista no Código de Defesa do Consumidor, respaldada por jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco promove reunião para enfrentamento da estiagem

Jamile Romano

Deracre e Prefeitura de Brasileia reforçam manutenção de ruas no município

Kevin Souza

Com alta produção de mandioca, estimativa de abril indica safra de mais de 195 mil toneladas em 2025 no Acre

Jamile Romano

Atleta da natação conquista a primeira medalha de ouro para o Acre durante os JEBs

Redacao

Banda Limão com Mel fecha programação da noite de rodeio na Expoacre

Jamile Romano

Assembleia Legislativa do Acre realiza programação especial em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia do Servidor

Jamile Romano